• Matéria: Contabilidade
  • Autor: carllafaria22
  • Perguntado 9 anos atrás


ALGUEM JA FEZ ESSA PROVA? TO PRECISANDO MT DAS RESPOSTASS =(
1)Herdamos as discriminações raciais da Europa antiga e medieval, baseada nos fatores religiosos, políticos, de nacionalidade, de cultura e de diferenças raciais que passaram a ser utilizadas para classificar os seres humanos. Essa fórmula de racismo europeu, distingue os tipos físicos, a pele escura, os negros e os não europeus, sendo considerados inferiores. Somente aqueles de pele alva, os brancos, são considerados como raça superior. Justificando dessa forma o domínio colonial e a exploração européia sobre os outros povos. Estudos demonstram que é no século XIX que a ideologia racial ganha grande força e justifica a exploração dos europeus sobre os povos diferentes. Dessa forma,assinale a afirmação que complementa o enunciado.

Alternativas:

a)A história e a cultura brasileira foi marcada por concepções eurocêntricas de preconceito racial e discriminações raciais, criando um círculo vicioso que inferiorizou e excluiu a população negra do acesso aos bens sociais, culturais, econômicos e políticos.

b)Historicamente as manifestações afrodescendentes não reconhecem como violência o processo de colonização europeu, pois entendem que os acontecimentos políticos da colonização, isto é, os europeus estavam melhor organizados para impulsionar o desenvolvimento das sociedades africanas e a submissão se deu de forma pacífica.

c)Apesar de historicamente os negros e africanos terem se submetidos aos europeus brancos e o próprio processo de escravidão, há de se reconhecer o incentivo dado pelos europeus em suas colônias para o branqueamento e a mestiçagem, sendo esse fator de muito importante para o desenvolvimento da Africa e do Brasil.

d)Entende-se que a discriminação racial é um processo natural biológico, fisiológico, datado antes mesmo da modernidade no século XIX e foi explicada pela teoria da seleção natual, procurando explicar que na sociedade humano existem grupos fortes e outros fracos.

2)A miscigenação no Brasil aparece como uma ideologia, que passaria a resolver todos os problemas etnicoracial , possibilitando a construção de uma sociedade mais competitiva, visto que o pais, foi considerado durante a colonização, fadado ao atraso e a pobreza, segundo algumas teorias científicas raciais. Por isso, a construção de um ideal de branqueamento. Analise as asserções abaixo:

I - A tese do branqueamento reside a ideia de melhoramento genético por meio da mistura entre brancos e negros. O branco, sendo uma raça superior, seria predominante sobre a negra, garantindo a melhoria genética da prole.

II-A teoria do branqueamento foi de tal forma imposta que os próprios negros passaram a ter vergonha de si mesmo desprezando suas origens.

III-O fato de ser negro ou branco europeu no Brasil, trouxe como conseguencia estigmas negativos frente aos europeus que tinham muito mais privilégios.

IV- O espaço do mulato era um pouco melhor do que o do negro porque de alguma forma possuía um pouquinho da genética do branco e isso dava a ele o estatuto de superior aos negros e a condição de ser inferior aos brancos.

Assinale a alternativa correta

Alternativas:

a)As asserções I-II-III estão corretas e a asserção IV incorreta

b)As asserções II – III –IV estão corretas e a asserção I incorreta

c)As asserções III e IV estão corretas e as asserções I e II incorretas

d)As asserções I-II-IV estão corretas e a asserção III incorreta.

3)
Muitas são as polêmicas que envolvem as cotas raciais no Brasil. Alguns acreditam que é um privilégio aos negros e que reforça a própria discriminação. Contudo, já existe lei fundamentada nas ações afirmativas que reconhecem o direito à diferença de tratamento legal para grupos que foram discriminados negativamente, sendo desfavorecidos na sociedade brasileira. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta alguns dos benefícios defendidos na Lei 10639 sobre a questão do preconceito racial e discriminação cultural negra e resistência social.

a)A lei resolve restituir aos negros do Brasil que comprovem suas descendências africanas, terras e títulos, reconhecendo a exploração colonial.

b)A lei torna obrigatório a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a temática História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, instituindo também a data de 20 de novembro no calendário escolar, como dia da consciência negra

c)A lei obriga Portugal, Espanha e Inglaterra a indenizarem os negros brasileiros com descendencias de escravos à 70 mil euros.

d)A lei torna obrigatório aos negros, mulatos e quase brancos a se manifestarem frente ao racismo e a discriminação, promovendo dias culturais como o dia de Zumbi dos Palmares, o dia da negritude africana da Banhia, dia do Negro e do Mulato sulista etc.

Respostas

respondido por: Dé1234
63
1) a
2) d
3) b
4) c
5) c


vazante: obrigado !!!
respondido por: michellebelem
34
Av 2 1-a 2-d 3-b 4-c 5-c

silvapriscilago: 1 A
2 D
3 B
4 C
5 C
dúardoo: 1 a
dúardoo: 2 d
dúardoo: 3 b
dúardoo: 4 c
dúardoo: 5 c
Perguntas similares