A pesquisa científica deve ser entendida como um processo, pois suas etapas são interdependentes. Essas etapas envolvem definição do problema de pesquisa, problematização que é o questionamentos do fenômeno observado, o pesquisador deve sempre buscar respostas a estes questionamentos, hipótese que é uma possível explicação para o problema, caso não tenha encontrado a resposta e experimentação que é a etapa que se realiza as experiências para provar ou até mesmo negar a hipótese, ou seja, é o encontro do resultado. No entanto, para que ocorra a pesquisa científica é necessário a utilização de um método científico e o mesmo divide-se em:
Respostas
Resposta:
se divide em 5 partes
Explicação:
eles são:
observação de um fato,
elaboração de perguntas sobre o fato
elaboração de hipóteses sobre o fato
ocorrência de experimentos sobre o fato
conclusões
Resposta:
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
1) O projeto poderia ter sido colocado em prática de maneira mais eficaz ou mais eficiente? A equipe poderá discutir sobre a forma como se organizaram para chegar aos resultados. Ou seja, se a abordagem da amostra foi a ideia, se as análises foram as melhores, entre outras reflexões.
2) O problema poderia ter sido definido de maneira diferente, visando a aumentar o valor do projeto perante o cliente, ou a reduzir os custos? Isso vai depender do resultado obtido. Se o problema foi resolvido, talvez o método tenha sido o adequado. Porém, se ficaram algumas brechas, a equipe poderá reformular o problema pensando se os objetivos mudariam.
3) Uma abordagem diferente teria dado melhores resultados? Sempre é possível fazer algo diferente, mas, se os resultados foram bons, não há necessidade de pensar muito sobre este aspecto.
4) Quanto à forma de coleta de dados, deveriam ter sido utilizadas entrevistas pessoais em vez de entrevistas telefônicas? A equipe deve avaliar qual era a amostra ideal e quantas conseguiram, sendo este um indicativo inicial sobre problemas na amostragem. Quanto à pesquisa ser pessoal ou por questionários prontos, é importante repensar o problema de pesquisa.