Respostas
A intérfase é o período do ciclo celular em que a célula aumenta o seu volume, tamanho e número de organelas. É a onde os cromossomos se encontram descondensados e geneticamente ativos.
G1: É a fase mais longa do ciclo. Nela a célula aumenta de tamanho, sintetiza RNA e proteínas. Nesta fase existem dois pontos de controle, que verificam se há sinais de DNA danificado, ou algum sinal externo para que não haja divisão.
Fase S : Responsável por desencadear a divisão celular, além de garantir que as células-filhas recebam as informações genéticas que determinam suas características. Ocorre a duplicação do DNA, o que permitirá que, no final da divisão, sejam formadas duas células idênticas com o mesmo número de cromossomos.
G2: Ocorre a duplicação de centríolos, além de iniciar a produção das fibras de proteínas, que juntos irão formar um aparelho importante durante a divisão celular, denominado fuso mitótico. Assim, a célula completa o crescimento e está preparada para a mitose. É a onde á um aumento rápido de tamanho da célula.
Fase mitótica (Fase M), na qual ocorrerem a separação dos cromossomos da célula-mãe. Durante a fase mitótica (M), a célula divide seu DNA duplicado e o citoplasma para formar duas novas células. A fase M envolve dois processos distintos relacionados à divisão: mitose e citocinesis.