Respostas
O sapo consiste em um anfíbio pertencente à família Bufonidae existindo mais de 4.500 espécies as quais vivem em sua maioria em ambientes próximos a coleções de água que é importante no momento da procriação e para suas formas mais jovens como os girinos.
Uma das situações relacionadas à saúde mais comuns quando se pensa no sapo consiste nas possíveis intoxicações pela bufotoxina que algumas de suas espécies possuem.
Estes sapos possuem glândulas em sua pele e ainda as parótidas que secretam uma substância tóxica chamada bufotoxina a qual pode causar sintomas quando se expõe a ela como:
- Hipersalivação
- Alterações cardíacas
- Fraqueza e depressão
- Diarréia e vômitos
- Edema Pulmonar
- Convulsões
A liberação do veneno presente nas glândulas dos sapos ocorre apenas quando se tem uma agressão a este animal fazendo que as estruturas mencionadas se rompam e o veneno seja espalhado atingindo, assim, quem se encontra perto no momento.
Caso a toxina presente nestes animais entre em contato com uma ferida aberta ou ainda mucosas como da boca e de regiões genitais ocorre a sua intoxicação local com efeitos sérios sendo possíveis a exemplo da cegueira e morte.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Ana Camila
Existe uma toxina secretada pelo sapo que, ao entrar em contato com mucosas, ferimentos ou serem ingeridas podem causar irritação, intoxicação, cegueira e até a morte. Além disso, caso o anfíbio esteja infectado pela salmonella, poderá transmiti-la através de suas fezes, gerando infecções.
O sapo é um anfíbio, ou seja, vive sua vida alternadamente em duas fases: aquática e terrestre. Esses animais são muito importantes para o equilíbrio do ecossistema.
Algumas espécies possuem, lateralmente em suas cabeças, glândulas que secretam uma toxina de aspecto leitoso. Essa substância só é lançada se houver algum tipo de pressionamento nessa glândula, ou seja, se o sapo for agredido nessa região, o que contribui muito para sua defesa e proteção.
Em casos de contato humano com essa toxina, pode haver perigo caso a mesma entre em contato com alguma mucosa, ferimento ou seja ingerida. Nesses casos, pode ocorrer irritação, intoxicação, cegueira (caso, por exemplo, a pessoa entre em contato com a toxina pelas mãos e as leve aos olhos) e até a morte.
Além disso, caso o animal esteja infectado por alguma bactéria, como por exemplo a salmonella, poderá liberá-las em suas fezes. Nesse sentido, caso uma pessoa entre em contato com estas fezes e seja infectada, poderá ocorrer diversas infecções, gerando dor abdominal, diarreia, vômito e febre.
Aprenda mais:
https://brainly.com.br/tarefa/47833416