O Brasil, descoberto oficialmente pelos portugueses em 1500, dispunha de grande quantidade de terras a explorar e de braços a utilizar, desde que se definisse quais os produtos a serem explorados. No entanto, Portugal, nesse período, ainda vivia o fascínio pelo controle do comércio das riquezas da Índia e da África – as famosas especiarias: pimenta, cravo, mostarda etc. - braços escravos e ouros. Assim, para decidir a ocupar a costa brasileira, efetivamente, os portugueses só definiram a área de reserva de exploração quando os produtos da África e do Oriente começaram a acabar.
ANDRADE, Manuel Correia de. A Questão do Território no Brasil. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1995. 135 p.(adaptado)
O excerto acima descreve o início da exploração do território brasileiro pelos portugueses. Nesse sentido, associe os dados a seguir, relacionando-os às características e acontecimentos desse período.
(1) Drogas do Sertão.
(2) Rio de Janeiro.
(3) São Cristóvão.
(4) Algodão.
( ) A área foi descoberta por portugueses, porém, foram os franceses os primeiros a habitarem o local, e somente após décadas de lutas que os portugueses conseguiram se apropriar da área.
( ) A cidade é organizada pelos padrões portugueses, sendo dividida pela parte alta e baixa.
( ) O aumento da produção e, consequentemente, da exportação desse produto é justificado pela Guerra da Independência dos Estados Unidos e pela Revolução Industrial na Inglaterra.
( ) Em um primeiro momento, os portugueses buscavam índios para trabalharem como mão-de-obra escrava, entretanto, nessa procura encontraram produtos a serem comercializados na Europa.
A sequência correta dessa classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
(2), (3), (4), (1).
Alternativa 2:
(3), (2), (4), (1).
Alternativa 3:
(3), (2), (1), (4).
Alternativa 4:
(2), (3), (1), (4).
Alternativa 5:
(2), (1), (4), (3).
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Alternativa 3
Explicação:
3-2-4-1
andreiavancini:
Essa e a resposta da dois 3-2-4-1
respondido por:
3
Resposta:
Alternativa 1 : (2) (3) (4) (1)
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás