Em a construção da sociedade contemporânea, R.Heilbroner afirma: "Em algumas [feiras] como a de Champagne, na França, ou a de Stoubridge, na Inglaterra, uma ampla variedade de mercadorias pode-se imaginar a efervescência das feiras injetadas no ar parado da vida medieval" (Heilbrone, 2008, p47). A feira era uma espécie de mercado itinerante, estabelecido em localidades fixas durante datas fixas, na qual mercadores, provenientes de toda Europa, realizavam autênticas trocas internacionais, efetuadas, usualmente, uma vez por ano. Sobre a atividade comercial desse período, podemos afirmar que: a) Eram desestimuladas pela igreja, que via a busca pelo lucro, como uma atividade não meritória. b) Eram proibidas pelo senhor feudal e pelo poder monárquico. c) Não resultaram em um aumento de monetização da economia. d) eram combatidas pelos servos,que viam nessa atividade,uma ameaça a posição privilegiada que tinham em relação ao senhor feudal. e) nao resultaram na criação de pequenas vilas e entrerpostos comerciais, futuros locais das primeiras aglomerações urbanas.
Respostas
respondido por:
2
A alternativa correta é a letra A:
"Eram desestimuladas pela igreja, que via a busca pelo lucro, como uma atividade não meritória".
Precisamos nos lembrar que o período medieval era caracterizado por um forte domínio da Igreja e de suas ideias que condenavam a obtenção do lucro e, por conseguinte, a atividade comercial.
Apesar disso, as feiras possuíam grande prestígio e representaram um marco nessa época, atraindo pessoas e fomentando entrepostos comerciais, que se tornaram futuros locais das primeiras aglomerações urbanas.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás