Respostas
Texto de descrição de paisagem:
Era uma praia linda num dia de sol. Em seu redor havia canoas, casas e o mar parecia ‘’multicolor’, devido a uma sombra que o atingia, mas tinha essencialmente as cores verde e azul. O mar estava gelado e sentia-se a sua presença devido ao arrebentar das ondas. A areia era suave e parecia mesmo ouro puro. Nessa mesma praia apenas estavam duas pessoas. Mais para o fim da praia, havia muitas canoas coloridas, em fila, que pareciam pessoas, porque observavam o mar. Existiam muitas casas, muitas delas brancas, e apenas algumas coloridas. Tal e qual como as canoas, também as casas pareciam pessoas a observar o mar. O céu estava limpo, com apenas algumas nuvens que mal se viam.
Ao entrar na sala daquele casarão antigo, tem-se, de início, uma desagradável sensação de abandono e de uma certa tristeza.
As paredes, já quase sem cor devido à ação do tempo, as duas janelas fechadas, com suas venezianas carcomidas, situadas na parede oposta à porta, também velha, davam a quem lá chegava a impressão de estar adentrando um museu abandonado. O chão já sem brilho e o teto no qual havia um lustre luxuoso, mas empoeirado e com poucas lâmpadas em funcionamento, confirmavam a impressão inicial. Sentia-se também no ar o odor dos tapetes embolorados.