Um jogo popularmente conhecido como "Trilha", é a atração da tarde para 4 crianças. Para vencer a rodada, Guilherme precisa que, no próximo lançamento, a soma das faces de dois dados voltadas para cima seja 7. Qual a probabilidade de que Guilherme seja o vencedor da rodada?
a) 1/3 (um terço)
b) 1/6 (um sexto)
c) 1/7 (um sétimo)
d) 1/9 (um nono)
Respostas
A probabilidade de que Guilherme seja o vencedor da rodada é de 1/7.
Inicialmente com os dados dispostos deve-se elaborar o espaço amostral que é um quadro de possibilidades dentro do que foi disposto.
Espaço amostral { 1 e 1 ; 1 e 2; 1 e 3; 1 e 4; 1 e 5; 1 e 6 ; 2 e 2; 2 e 3; 2 e 4; 2 e 5; 2 e 6; 3 e 3; 3 e 4; 3 e 5; 3 e 6; 4 e 4; 4 e 5; 4 e 6; 5 e 5; 5 e 6; 6 e 6 }
Esse é o espaço amostral de possibilidades desse evento, os espaço amostral contém 21 elementos, desses 21 estão destacados 3 que são justamente os valores cujos os quais suas somas possuem valor igual a 7. Dessa maneira a probabilidade de sair um número 7 é o número de acertos pelo total de elementos no espaço amostral.
3 / 21 = 1 / 7
Dessa maneira chega-se ao resultado de que a probabilidade de que Guilherme seja o vencedor da rodada é de 1/7.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!
Resposta:Na verdade a resposta certa é B, pois está no gabarito do Senai.
Explicação passo-a-passo: a probabilidade de cair o nome do sete será 2, pois são 2 dados e cada dado possui os números de 1 a 6, ou seja, seis números vezes dois dados 12, então:
p=2/12
p=1/6 simplificando
LETRA B.