Explique de que maneira o ´´ defunto autor ´´ de Machado de Assis, se torna elemento fundamental para o entendimento da perspectiva literária do Realismo.
Respostas
Resposta:Ao criar um narrador que resolve contar sua vida depois de morto, Machado de Assis muda radicalmente o panorama da literatura brasileira, além de expor de forma irônica os privilégios da elite da época.
– Leia o resumo de Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis
Narrador
A narração é feita em primeira pessoa e postumamente, ou seja, o narrador se autointitula um defunto-autor – um morto que resolveu escrever suas memórias. Assim, temos toda uma vida contada por alguém que não pertence mais ao mundo terrestre. Com esse procedimento, o narrador consegue ficar além de nosso julgamento terreno e, desse modo, pode contar as memórias da forma como melhor lhe convém.
Explicação:
Crônica: por vezes é confundida com o conto. A diferença básica entre os dois é que a crônica narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos. ...Fábula: É semelhante a um conto em sua extensão e estrutura narrativa.