inovação e o conhecimento tecnológico estão avançando a cada dia, passando a fazer cada vez mais parte do cotidiano de nossos alunos por meio das redes sociais. Por esse motivo, as escolas necessitam pensar maneiras de aproveitar o potencial das redes sociais e utilizá-las como ferramentas de interação entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem. Na figura anexa, destaca-se algumas redes sociais que podem ser utilizadas no contexto educacional, sendo elas: Facebook; NING e Twitter. A partir das informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I- O NING é uma rede social criada especificamente para ser utilizada em sala de aula, o único problema é que o professor não consegue desativar parâmetros específicos. II- No Facebook, o professor pode criar um perfil privado para que os alunos interajam e compartilhem as atividades e as informações. III- No Twitter podem ser discutidos textos e o professor pode propor questões. O Twitter ainda possibilita a exposição do aluno em um ambiente mais amplo, desenvolvendo também o senso crítico.
Respostas
Apenas II e III.
Os padrões tradicionais do ensino foram modificados ao longo do tempo, e, hoje, apesar do espaço escolar ser o mesmo do passado, a forma como a didática é apresentada e esse local é organizado, é consequência de uma série de desconstruções ao longo do tempo.
A rede social é aquela que interliga as sociedades a partir da tecnologia e evolução dos meios de comunicação. As tecnologias da informação tem como objetivo principal a construção de uma sociedade mais informada, e, o processo de ensinar vem com o passar do tempo se adaptando cada vez mais, para incluir e transmitir conhecimento de maneira correta.
Resposta:
As afirmativas II e III estão corretas.
Explicação:
II- No Facebook, o professor pode criar um grupo privado para que os alunos interajam e compartilhem as atividades e as informações.
III- No Twitter, podem ser discutidos textos e o professor pode propor questões. O Twitter ainda possibilita a exposição do aluno em um ambiente mais amplo, desenvolvendo também o senso crítico.