Propor atividades dinâmicas que envolvam os alunos, que trabalhem situações do cotidiano promove a interdisciplinaridade e Guimarães (1995) apresenta duas atividades pedagógicas que podem ser realizadas individualmente ou em um trabalho coletivo de vários professores, no esforço de, a partir das atividades de cada um, produzir um novo conhecimento ampliado da realidade trabalhada. Esse esforço coletivo poderá resultar em um trabalho interdisciplinar que muito enriquecerá a educação ambiental na escola. Neste contexto, avalie as atividades a seguir: I. Estudo da história: estudo teórico de conteúdos ambientais na disciplina de história. II. Jogo tabuleiro de histórias: apresentação de um painel com ilustrações sequenciadas, com início e fim. III. Realização de reciclagem de lixo: como uma atividade esporádica para complementação da carga horária. IV. Júri simulado: parte de uma situação problema, como por exemplo a construção de uma usina nuclear próxima a uma pequena e pacata cidade do interior. Marque a alternativa que contém exemplos de atividades dinâmicas e interdisciplinares.
Respostas
respondido por:
1
E. II e IV.
Os jogos de tabuleiro, bem como o júri simulado permitem a interdisciplinaridade do ensino através dessas atividades. Por meio delas os alunos conseguem assimilar melhor o assunto sobre educação ambiental.
Somente os estudos teóricos não permitem que esses alunos tenham uma interdisciplinaridade, uma vez que estará focado no ensino da história.
Por sua vez, uma ação de realização de reciclagem de forma esporádica também não caracteriza o ensino ambiental como interdisciplinar. Deve-se ter uma continuidade, além de uma complementariedade com outra situação.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás