como ocorreu a colonização do continente pelos europeus? onde se fixaram cada uma das nacionalidades?
Respostas
O continente americano se tornou objeto de interesse dos europeus, quer seja do ponto de vista mercantil, quanto do ponto de asilo e abrigo para os fugidos da Europa. Basicamente o continente foi dividido em dois: colônias de povoamento - para acolher os que fugiam da perseguição anglicana - e colônias de exploração, como os países latino-americanos, cuja objetivo era gerar riqueza e poderio para as metrópoles europeias.
Ao longo da história, desde o achado do novo continente até meados do século XX, a América se dividiu em diversas "Américas", como a Anglo Saxônica, a Latina, a Andina... Também foi palco de rixas entre potências, como França, Portugal e Inglaterra.
Os ingleses protestantes e judeus, fugindo da perseguição anglicana, se refugiaram na América do Norte, onde hoje é Estados Unidos e Canadá.
Os portugueses, preferiram o rico Brasil, onde pode explorar as riquezas do pau brasil, do ouro e metais precioso, da cana e do café,
Os espanhóis, optaram, sob o Tratado de Tordesilhas, ocupar a parte Oeste do continente, desde a América do Sul até o México e parte dos atuais estados estadunidenses da Califórnia, Texas, Flórida e outros.
Os franceses e holandeses, gostaram da América Central e o norte da América do Sul, nomeadamente as Guianas e ilhas caribenhas. Os primeiros (franceses), em especial, também se fixaram onde hoje é o leste canadense.
Mais próximos ao nosso tempo, ex-soviéticos, alemães, italianos e alguns grupos holandeses, resolveram se fixar na região Sul do Brasil, próximo aos países argentino e uruguaio.