• Matéria: Geografia
  • Autor: viih9380
  • Perguntado 7 anos atrás

"A industria no Brasil não permite de forma Clara o progresso econômico e social", analisando essa indicação, Qual sua visão sobre as empresas multinacionais (filiais) em nosso país​

Respostas

respondido por: Diehgo
2

A presença de filiais de empresas multinacionais no país representa muito coisa, mas sua saída representa mais ainda.

As multinacionais abrem filiais em diversos países ou regiões partindo do resultado de uma detalhada análise sobre a logística, custos de produção, transporte e mão de obra, riscos gerenciais e mercadológicos.

O Brasil é um país que, historicamente, abria mão de impostos - os chamados incentivos fiscais -, até um tempo atrás doava frequentemente terrenos para a construção dessas filiais. Porém, do ponto de vista administrativo, com uma mão o país dá, com a outra, tira.

Este país não facilita para o barateamento da mão de obra, mesmo tendo vergonhosas taxas de escolaridade da população; os impostos cobrados - que não estão no acordo dos incentivos fiscais - costumam cobrir os custos desses "incentivos" - o que, para muitas empresas, surge como algo posto pelo governo não muito claramente, tornando a permanência dessas filiais curta ou sem muito sentido ao longo do tempo (exemplos da Ford, no interior de São Paulo e de outras empresas que atuam na Zona Franca de Manaus), inibindo o progresso econômico do país e das empresas.

Esse impacto da abertura e fechamento de unidades nacionais das companhias estrangeiras também atinge a sociedade, tendo em vista que quando ocorre o fechamento de uma filial transnacional, milhares de famílias, direta e indiretamente, são afetadas, rebaixando a qualidade e padrão de vida.


viih9380: Muito obrigado mesmo
Perguntas similares