As invasões germânicas contribuiram decisivamente para a queda do império romano do ocidente.explique as mudanças verificadas na Europa ocidental,que levaram ao surgimento do feudalismo,com a chegada dos povos germânicos
Respostas
Resposta:
Complementando...
Explicação:
Em torno do século III d.C., o Império Romano começou a passar por crises econômicas e políticas, o que favoreceu as invasões pelos povos germânicos.
- Na crise, o Império enfrentou dificuldades para proteger suas fronteiras, sofrendo com ondas migratórias, entre os séculos IV e V. Diversos povos que invadiram e ocuparam a região migraram para as terras.
- Esses povos possuíam diferentes origens, inclusive asiáticos. Destacam-se os que eram de origem indo-europeia, que habitavam a fronteira do Império Romano.
- Os romanos chamavam os germânicos (ou germanos) de “bárbaros”. Assim eram considerados pelos romanos os povos sem domínio do grego ou do latim, que não se submetiam às leis romanas e que tinham hábitos e culturas diferentes (política, economia, sociedade e religião).
- Alguns dos povos germânicos que migraram para as terras do Império Romano: Francos, Vândalos, Anglos, Saxões, Godos (Visigodos e Ostrogodos) e Burgúndios.
- De uma maneira geral, os germânicos se organizavam em comunidades tribais, praticavam agricultura, eram coletores e caçadores. Além disso, eram politeístas (crença em várias divindades) e não possuíam leis escritas (direito consuetudinário, com base em tradições e costumes).
A crise e as invasões levaram ao declínio do Império, que virou Império Romano do Oriente (Império Bizantino) e Império Romano do Ocidente. Com a queda do ocidental, em 476 d.C., começa a Idade Média.
- O fim do Império foi lento e marcado por diversos elementos. Um dos principais fatores foi a ocupação e a migração dos povos germânicos no território romano.
- Sendo um território muito extenso, era difícil vigiar as fronteiras do Império. E as conquistas territoriais diminuíram, assim como o número de escravos. Essas foram pontos críticos a partir do século III.
- A população que vivia nas cidades romanas começou a migrar, num período de ruralização do Império. Isso ocorreu por causa do aumento dos impostos e da grande instabilidade com as invasões “bárbaras”.
- Buscando uma solução, o Imperador Diocleciano dividiu o Império em quatro partes, para ficar com diferentes imperadores. Essa era a tetrarquia.
(tirado desse site: http://bit.ly/senecaja26)