Respostas
Resposta: O islamismo é uma religião que acredita em apenas um Deus, ou seja, monoteísta. Possue fundamentos nos ensinamentos de Mohammed.
Nascido em Meca, Maomé iniciou sua pregração aos 40 anos, na região onde atualmente é a Arábia Saudita. A palavra "islã" significa submeter-se e exprimir-se a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, "Deus" em árabe). Seus seguidores são os muçulmanos, e, atualmente é a religião que mais se expande no mundo, estando presente em mais de 80 países.
Alcorão é o livro sagrado do islamismo, consiste na coletânea de revelações divinas recebidas por Maomé, seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, e generosidade nas relações entre os seres humanos.
Existem regras que devem ser seguidas, sendo algumas delas:
- Crer em Alá, e Maomé.
- Realizar 5 orações diárias comunitárias.
- Ser generoso com pobres e dar esmolas.
- Obedecer ao jejum religioso durante o Ramadã.
- Ir à Neca pelo menos uma vez durante a vida.
Após a morte de Maomé, essa religião sofreu ramificações e fez com que existissem os:
Sunitas - defendem que o chefe muçulmano deve reunir virtudes como honra, e respeito pelas leis e capacidades de trabalho, porém, não acham que ele deve ser infalível ou impecável em suas ações.
Xiitas - alegam que a chefia do Estado muçulmano só pode ser ocupada por alguém que seja descendente do profeta Maomé ou que possua algum vínculo de parentesco com ele.