Respostas
Resposta:
Não entendi exatamente a intensão de sua pergunta mas geralmente moléculas pequenas passam pela membrana da célula. Sendo a camada de fosfolipídios da membrana celular bem fina e com maior facilidade de deixar substâncias apolares passarem por ela, o gás Oxigênio entra na célula tranquilamente por difusão (transporte passivo: a célula não gasta energia).
A difusão é a passagem de um soluto de um meio mais concentrado para outro menos concentrado. Essa transferência busca o equilíbrio e cessa quando o alcança.
Por passar diretamente pela membrana das células, esse deslocamento do gás oxigênio para dentro da célula ou para fora é chamado de difusão simples.
Mas também existe a difusão facilitada que ocorre com ajuda de proteínas na membrana, no entanto, sem gasto de energia. A função dessas proteínas vai ser servir de canal ou porta ("ponte"/"túnel") para que moléculas maiores, polares e íons possam entrar na célula, pois a maior parte da membrana é composta por lipídio (apolar), assim, moléculas apolares conseguem se disolver nele e passar pela membrana, além disso, a abertura dada entre os fosfolipídios é pequena para moléculas grandes como a glicose ou proteínas e aminoácidos passarem. Por isso, as proteínas, chamadas de transportadoras (ou permeases, ou carregadoras) e proteínas transmembrana (ou poros, ou canais, ou intrínseca):
Transportadoras: possuem um sítio onde as moléculas específicas se depositam. Após estar carregada com seus "passageiros", a proteína abre passagem/transporta para o outro lado (dentro ou fora da célula).
Poros: são proteínas que formam túneis/poros/"buraquinhos" na membrana. Os tipos dessas proteínas variam em tamanho e carga - depende da substância que ela deixará passar.
Bônus:
Gás oxigênio - Apolar
Membrana fosfolipídica - Anfifílica ou Anfipática