O educador faz depósitos de conteúdos que devem ser arquivados pelos educandos. Desta maneira a educação se torna um ato de depositar em que os educandos são os depositários. O educador será tanto melhor educador quanto mais conseguir depositar nos educandos. Os educandos por sua vez, serão tanto melhores educados, quanto mais conseguirem arquivar os depósitos feitos. (FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1983, p. 66). O texto em destaque é uma crítica: à concepção liberal de educação e à sua metodologia de ensino. à pedagogia crítico-social dos conteúdos e à sua visão de escola/sociedade. à abordagem sociocultural e sua metodologia de ensino instrutiva. à tendência redentora e à sua pedagogia otimista. à concepção progressista de educação e à sua prática avaliativa.
Respostas
respondido por:
8
B. à pedagogia crítico-social dos conteúdos e à sua visão de escola/sociedade.
A citação de Paulo Freire apresenta uma crítica quanto ao método de ensino, comparado a bancos, a pedagogia tradicional em que o professor apenas 'depositava' os conhecimentos.
Porém, Paulo Freire, grande pedagogo brasileiro acredita em uma educação libertadora em que o oprimido passasse a ter o seu pensamento crítico.
Para Freire, a educação deveria ser de mão dupla, não somente uma via, como era no ensino tradicional. Mas que professor e aluno interagissem e construíssem o conhecimento. O oprimido passa a ser protagonista do seu conhecimento.
Abraços
respondido por:
9
Resposta:
à concepção liberal de educação e à sua metodologia de ensino
resposta corrigida no ava
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás