• Matéria: Biologia
  • Autor: SICLEIAMARTA
  • Perguntado 7 anos atrás

O futuro da Sistemática

O desenvolvimento dos métodos moleculares e de poderosos computadores tem conduzido a uma nova era da Taxonomia.

Os computadores permitem que os sistematas analisem muitos caracteres e comparem muitas árvores filogenéticas possíveis. Muitas filogenias estão sendo construídas, e classificações estão sendo revisadas. Informações de muitas fontes continuam a ser utilizadas na construção de filogenias. No futuro, a amplitude de dados usados na classificação provavelmente aumentará, em vez de diminuir, porque métodos modernos na Química, na Bioquímica e na microscopia permitem aos sistematas atualmente utilizar muito mais características do que no passado.

Fonte: PURVES, William K. et al. Vida: a ciência da Biologia. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

A partir das informações do texto acima e de seus estudos sobre a evolução das espécies, responda ao seguinte questionamento: por que os sistematas são tão preocupados com a identificação de linhagens que compartilham um único ancestral comum?

Respostas

respondido por: BiaBomfim
0

Para classificação de árvores filo genéticas as espécies são agrupadas de acordo com seus ancestrais comuns, conforme são descobertas novas espécies, acabam-se criando novos filos, aumentando ainda mais a quantidade de itens na classificação.

Quanto mais antigo o ancestral comum, que tem em sua decorrência mais espécies, maiores ficaram os filos, mas serão classificados em menos categorias, ou seja, o número total de filos não sofrerá muitas alterações, mas as espécies serão enquadradas corretamente.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares