• Matéria: Ed. Física
  • Autor: maria12345678972
  • Perguntado 7 anos atrás

Quais as características em comum do bolero, salsa, zouk e lambada?

Respostas

respondido por: larissa200352
36

Resposta:

dividide-se em clássica e latina

é dançada por casais

serve como interação social

CARACTERISTICAS

BOLERO = O bolero que conhecemos hoje tem sua formação principalmente em Cuba, em meados de 1885, e em outros países da América Central como Porto Rico, México e República Dominicana. O tradicional, “dois pra lá, dois pra cá” é sua característica principal, dançado de forma lenta e simples. No Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, o bolero adquire movimentos mais complexos incorporados do tango, como trocadilhos, caminhadas, cruzados e giros. Em meados dos anos 90, a nova forma de se dançar o bolero se espalhou para o restante do país e é praticada até hoje.Mesmo com toda essa trajetória de transformações, sempre foi mantido seu caráter de dança de galanteio, suave, terna e romântica, com movimentos caracterizando uma eterna busca da conquista da mulher amada, que por sua vez, seduz o parceiro num jogo que pode durar 3 minutos ou mesmo uma vida inteira.

SALSA= A salsa é caracterizada pelo movimento quaternário, ou seja, em quatro tempos. A dança lembra bastante o mambo, mas diferencia-se por algumas características próprias. No mambo, por exemplo, os movimentos são executados para frente e para trás. Já na salsa, os movimentos são executados para os lados. Além disso, a salsa faz o uso de muitos movimentos com giros.Geralmente, a dança é executada em pares, mas também existem passos para quem quer dançar sozinho ou para os momentos da coreografia em que os casais dançam separados, conhecido como shining. O ritmo é bastante rápido, o que envolve muita técnica, equilíbrio e consciência corporal.

ZOUK = A dança é bastante comum no Caribe, assim como o merengue, o zouk é dançado trocando-se o peso, basicamente na cabeça, nos tempos musicais (o que muitos professores de dança chamam simplesmente de tempo).

No Brasil, sua base é a lambada, sendo que, os movimentos foram adaptados ao ritmo da música, realizado mais lentamente com muitos movimentos de braços e giros. É necessário considerar que os momentos de transferência do peso corporal ocorrem com movimentos de inclinação e de circundação da cabeça. O passo básico, chamado remada, se dá de maneira semelhante ao caminhar para a frente e para trás durante o qual o homem e a mulher se colocam de frente um para o outro.

A forma de dançar o zouk entre as cidades brasileiras mudam: na Bahia, o zouk é dançado mais parecido com lambada, no Rio de Janeiro vem com a influência do balé e contemporâneo, em São Paulo o lamba-zouké forte e também tem o zouk moderno com influências do hip hop, já em Brasília pode ser considerado uma mistura de todas essas influências.

LAMBADA= A Lambada é um ritmo eminentemente brasileiro resultante da fusão de ritmos já existentes no Brasil como o forró, na região Nordeste e o carimbó, da região Amazônica,e outros ritmos da América Latina como: a Cumbia e o Merengue.A lambada refere-se a uma dança alegre e sensual, de origem latina, que se dança com um par. Surgiu no Pará e ficou muito conhecida no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país.


maria12345678972: Obrigada, você poderia me dizer às características específicas de cada um? Agradeço!
larissa200352: ah sim
larissa200352: pronto
maria12345678972: Obrigada novamente! :)
respondido por: vmsa
1

Resposta:

A principal característica em comum destas danças é a sensualidade.

Explicação:

Alem de serem danças sociais, dançadas a dois e latinas, a sensualidade é a característica chefe de todas elas.

Perguntas similares