Cite três doenças transmitidas pela água e por alimentos contaminados: uma doença causada por bactéria outra causada por protozoário e uma terceira causada por um verme. Liste as medidas profiláticas comuns às três doenças.
Respostas
Resposta:
1. Hepatite A
A Hepatite A é uma doença causada pelo vírus da família Picornavírus
transmissão:através do contato com água contaminada pelo vírus. Essa doença é altamente contagiosa caracterizada por inflamação do fígado e que, apesar de geralmente ser leve, em alguns casos pode evoluir de forma grave e ser fatal quando não tratada.
Principais Sintomas: A a urina escura, fezes claras, amarelamento da pele e mucosas, febre, calafrios, sensação de fraqueza, náusea, perda de apetite e fadiga.
Tratamento: O tratamento para a Hepatite pode ser indicado o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, repouso e ingestão de bastante líquidos.
2. Giardíase
A Giardíase é uma infecção do aparelho digestivo causada pelo parasita Giardia lamblia
transmissão: é feita através do consumo de alimentos ou água contaminadas por fezes contendo cistos do parasita, sendo uma doença infecciosa que pode ser transmitida entre pessoas.
Principais Sintomas: Os principais sintomas indicativos de giardíase são dor abdominal, diarreia, febre, náusea, fraqueza e perda de peso.
Tratamento: Metronidazol ou Tinidazol, indicados pelo médico. Também é recomendado o consumo de líquidos ao longo do dia, e em caso de desidratação grave devido à diarreia, pode ser necessária hidratação diretamente na veia.
3. Amebíase ou Disenteria Amebiana
A Amebíase ou disenteria amebiana é uma infecção causada pelo protozoário Entamoeba histolytica, que se instala no intestino e que impede a absorção de nutrientes importantes para o organismo.
A sua transmissão é feita através do consumo de alimentos ou água contaminadas por fezes contendo cistos amebianos maduros. Saiba mais sobre esta doença em o que é a Amebíase.
Principais Sintomas: Normalmente, os principais sintomas de amebíase são dor abdominal, diarreia, febre e calafrios, além de fezes com sangue ou muco, em alguns casos. Em casos mais graves, a doença pode desenvolver a forma invasiva, em que são infectados outros órgãos como fígado, trato respiratório e até mesmo cérebro.
Tratamento: Em geral, são usados remédios antiparasitários como Secnidazol, Metronidazol ou Tinidazol para combater a amebíase, entretanto a duração e a dose é orientada pelo médico de acordo com a gravidade da infecção