Respostas
Resposta:
A fisiologia vegetal estuda os aspectos da vida dos vegetais, como o desenvolvimento e a reprodução e é responsável pela explicação dos processos fundamentais da fisiologia das plantas (fotossíntese, hormônios, metabolismo, respiração, etc.)
Transpiração:
Um dos processos mais importantes da fisiologia vegetal é a transpiração.
Esse processo é responsável pela eliminação da água em forma de vapor pelos vegetais, ela pode acontecer por meio dos estômatos (estruturas que geralmente se encontram na epiderme inferior das plantas terrestres), ou através da cutícula (camada de cera localizada na superfície da folha do vegetal).
A transpiração por meio do estômato é definida como transpiração estomática, a ocorrida por meio da cutícula é definida como transpiração cuticular e a soma de ambas é chamada de transpiração total.
Hormônios Vegetais:
Os hormônios vegetais, ou fitormônios, são hormônios gerados pelas plantas. São os principais fatores de regulação das reações de desenvolvimento das plantas.
Os principais hormônios vegetais são: auxinas, giberelinas, citocinas, etileno e ácido abscísico.
Fotossíntese:
A fotossíntese é o processo responsável por converter energia luminosa em energia química. Através desse processo a planta consegue converter o gás carbônico em glicose, que servirá de alimento para o vegetal.
Estudos indicam que a fotossíntese é encarregada de grande parte do oxigênio existente na atmosfera atualmente, já que em seu processo o elemento é liberado.
Seu desenvolvimento pode ser divido em duas partes, a fase clara e fase escura.
A fase clara, ou fotoquímica, ocorre na presença da luz e pode ser dividida em outras suas partes, a fotofosforilação e a fotólise da água.
Diferente da fase clara, a escura não depende da presença da luz e é formada pelo Ciclo de Calvin Benson.
Respiração:
A respiração das plantas ocorrem em todas as partes do organismo, mas principalmente em suas folhas, pois é nesta região que é encontrada a maior parte dos estômatos.
Distinta da fotossíntese, a respiração dos vegetais só ocorre na ausência da luz.
Etapas da degradação da glicose em decorrência da respiração aeróbica:
Glicólise: a glicose se decompõe em duas moléculas de ácido pirúvico, originando 2 ATPs. Essa etapa acontece do hialoplasma da célula.
Ciclo de Krebs: também conhecido como ciclo dos ácidos tricarboxílicos, acontece na matriz mitocondrial. Nessa etapa ocorrem a descarboxilação e a desidrogenação dos compostos orgânicos, e há a produção de mais 2 ATPs.
Cadeia respiratória: ocorre nas cristas mitocondriais, essa etapa se caracteriza pelo transporte de elétrons. Há a síntese de 34 ATPs.
Espero ter ajudado!