Ao abordar o paradigma da criatividade que ocorreu durante o Modernismo, a autora Barbora (2008), comenta que ele pode ser resumido em dois conceitos, a originalidade e a fluência. Já no contexto contemporâneo a autora comenta que esses paradigmas do pensamento criativo são a elaboração e a fluência. Essa mudança é decorrente do próprio contexto em que viviam e vivem os artistas, bem como outros fatores da sociedade. FONSECA, Annelise Nani da; PEREIRA, Clauciane; VALLIM, Cibelle; FONSECA, Carina Seron da;. Processo Criativo. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019 (adaptado). Diante do exposto, avalie as afirmativas: I- A referência a palavra flexibilidade se deve a diversa exploração dos suportes por parte do artista, ou seja, a flexibilização do ato de pintar, por exemplo. II- A originalidade se dá no sentido de que por meio de tantos rompimentos ocorridos no modernismo, ser original era um critério para a crítica da produção artística. III- A fluência limita os suportes, suprimindo as possibilidades de inovação. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
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I e II apenas.
A fluência é crucial para as possibilidades de inovação.
Dentre as características do modernismo podemos destacar:
- A liberdade na estética de criação;
- As diferenças nas manifestações artísticas; a ironia, o humor e a paródia, tornando os textos e produções mais criativas e bem articuladas;
- A visão crítica do histórico passado no país;
- Bem como a linguagem brasileira em sua essência.
Além disso, as características de cada fase se dividiam em três, sendo:
Primeira fase do modernismo no Brasil: A semana de 1922 como marco;
Segunda fase do movimento modernista: Evolução da literatura, onde por volta de 1930 a 1945 a poesia e a riqueza na estética teve ascensão, com uma nova postura artística, amadurecida após a semana de arte moderna;
Por fim, a terceira fase do modernismo brasileiro, que teve influência do parnasianismo e do simbolismo, assim como a produção poética, retorno ao passado; Oposição à liberdade favorecendo o uso mais objetivo das palavras.
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