Respostas
Resposta:
Frequentemente são promovidas festas anos 50 e 60, à fantasia ou não. No primeiro caso, os convidados não necessariamente precisam ter uma identificação com essas décadas, mas fazem o encontro entre amigos para se divertir. Como “fantasia”, as garotas optam sempre por vestidos de cetim rodado com bolinhas. Já no segundo, encontra-se um grupo de pessoas que se identificam com as décadas e levam esse gosto como estilo de vida, tentando ser fiel não só na música, como também na vestimenta da época.
A questão é: Por que quando são organizadas festas à fantasia anos 60 as pessoas associam a vestido de bolinha e não a mini saia, por exemplo, que é uma peça ícone da época? Para perceber que há uma grande diferença entre essas duas décadas, não só na questão estética, mas também no seu contexto histórico e musical, preparamos uma breve análise para conseguir distinguir as peculiaridades de cada década:
Mundial, os anos 50 passaram a viver uma época próspera e de mudanças políticas. O sonho americano de ter uma vida melhor começa a surgir, com ele, o crescimento do consumo, da classe média e da indústria do entretenimento, muito atrelado ao boom adolescente, considerado uma revolução cultural na história.

A vida nos anos 50 (Foto: Reprodução)
ANOS 60 – Já os anos 60 teve o reflexo da cultura jovem dos anos 50, principalmente no contexto ideológico. Começa a surgir a questão da liberdade e os movimentos contracultura, que buscavam um novo estilo de vida imposto pela sociedade, como os movimentos: Flower Power, Black Power, Gay Power e as mulheres que lutavam pela liberdade com o Women’s Lib.