Explique como a entrada do México no NAFTA , ampliou a exploracão do petróleo :( PRECISO DE RESPOSTA PRA HJ PFVR)
Respostas
Resposta:
O NAFTA, agora UMSCA, era um acordo de Zona de Livre Comércio entre os países membros, facilitando as transações comerciais entre os seus membros.
Essas eram suas principais medidas:
-Eliminação das barreiras comerciais entre os países membros;
-Fim das barreiras alfandegárias;
-Redução dos custos comerciais de importação e exportação entre os países membros;
-Desenvolvimento de mecanismos de defesa da propriedade intelectual produzida dentro dos países;
Agora explicando de forma informal, na União europeia você pode transitar de forma livre entre os países membros, caso você tenha uma cidadania de um de seus países membros, ou seja, se você nasceu em Portugal tu pode ir pra qualquer país da UE sem precisar tirar visto nem nada e isso se aplica na criação de empresas, você pode criar uma empresa em qualquer lugar sem burocracia.
O Nafta se baseava nisso, só que, sem a parte de transitar livremente entre os países, Ou seja, você poderia criar uma empresa nos Estados Unidos ou México, e essa empresa poderia ir pra qualquer país membro do Nafta sem ter burocracia de Barreira alfandegária ou Barreira comercial. Assim as petrolíferas dos Estados Unidos conseguiram se aproveitar do Nafta para se expandirem para o México e Canadá, pois não haviam mais a burocracia de documentos e taxas, era tudo a mesma regra NO AMBITO COMERCIAL.