"Joel é funcionário de uma fábrica de calçados. Ele e cada colega da linha de produção produzem um par de calçado a cada duas horas. E é nesse período – de duas horas diárias –, que Joel produz o suficiente para pagar por todo seu trabalho. Mas seu dia na fábrica compreende a jornada de oito horas, o que significa que produz, por dia, quatro pares de calçados. O custo de produção de cada par de calçado continua o mesmo, assim como o salário de Joel. Parece que Joel e cada colega da linha de produção trabalham seis horas de graça, reduzindo assim o custo do produto."
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUES, Carla Regina Mota Afonso; PINTO, Rosângela de Oliveira. Homem, cultura e sociedade.Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. p.76.
O termo que Marx utiliza para designar a disparidade entre o salário pago e o valor do trabalho produzido é:
Alternativas:
a)
Solidariedade mecânica.
b)
Solidariedade orgânica.
c)
Dominação carismática.
d)
Mais-valia.
e)
Ação social racional.
Respostas
Resposta: d)
Mais-valia.
Explicação:
Trata-se de um conceito da economia política marxista em que o valor do trabalho e o salário recebido pelo trabalhador denota uma desigualdade.
Ou seja, o esforço do trabalhador não é convertido em valores monetários reais, o que desvaloriza seu trabalho.
Em outros termos, a mais valia significa a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador. É, portanto, a base de exploração do sistema capitalista sobre o trabalhador.
Letra D: a mais-valia é o termo que o sociólogo alemão Karl Marx usa para relacionar a diferença entre o salário pago e o valor do trabalho produzido. considerando que o empregador buscaria obter sempre a maior produtividade de forma díspar do valor real do trabalho.
Em outras palavras, a mais-valia seria o mecanismo de "exploração" do trabalhador, que obviamente desconsidera o fato de que sem os meios de produção e o capital, seria impossível o trabalhador produzir qualquer coisa.
Abraços!
Resposta confirmada Ava.