1)Para Kant o fundamento da moralidade deve ter validade universal, razão que o faz desenvolver a ideia de imperativo categórico, o qual se expressa nesses termos: Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal.
A partir da formulação do imperativo categórico por Kant, uma ação é considerada ética quando:
Alternativas:
a)Privilegia os interesses particulares em detrimento de leis que valham universal e necessariamente.
b)Ajusta os interesses egoístas de uns ao egoísmo dos outros, satisfazendo as exigências individuais de prazer e felicidade.
c)É determinada pela lei da natureza, apoiando-se no fundamento do princípio de autoconservação.
d)Está subordinada à vontade de Deus, que preestabelece o caminho correto para toda ação humana.
e)A máxima que rege a ação a ser universalizada, ou seja, quando a ação pode ser praticada por todos, sem prejuízo da humanidade.
2)Sócrates não nos deixou nada por escrito e, desse modo, o que conhecemos sobre os seus pensamentos encontra-se nas obras de autores antigos, como Aristófanes e também dos seus discípulos, Xenófanes e Platão; e, ainda, de Aristóteles.
Sobre o pensamento de Sócrates, considere:
I. Apresenta a confiança no homem como um ser racional, capaz de conhecer-se a si mesmo e, portanto, capaz de reflexão. Reflexão é a volta que o pensamento faz sobre si mesmo para conhecer-se; é a consciência conhecendo-se a si mesma como capacidade para conhecer as coisas, alcançando o conceito ou a essência delas.
II. Busca compreender a capacidade de conhecimento do homem,a preocupação se volta para estabelecer procedimentos que nos assegurem que a verdade foi encontrada, isto é, o pensamento deve oferecer a si mesmo caminhos próprios, critérios próprios e meios próprios para saber o que é o verdadeiro e como alcançá-lo em tudo o
que investigamos.
III. Considera a opinião, as percepções e imagens sensoriais como falsas, mentirosas, mutáveis, inconsistentes, contraditórias, devendo ser abandonadas para que o pensamento siga seu caminho próprio no conhecimento verdadeiro.
Estão corretas:
Alternativas:
a)Apenas as alternativas I e II.
b)Apenas as alternativas II e III.
c)Apenas as alternativas I e III.
d)As alternativas I, II e III.
e)Apenas a alternativa III.
3)De acordo com pensamento de Aristóteles existem quatro tipos de justiça: comutativa, punitiva, distributiva e participativa. As duas últimas encontram-se no âmbito da justiça política.
Sobre o conceito de justiça em Aristóteles, considere:
I. Para analisar e apontar o que é justiça, Aristóteles nos conduz a refletir sobre dois tipos de bens: os partilháveis e os participáveis.
II. Um bem é partilhável porque se relaciona a uma quantidade que não pode ser repartida, e é participável quando indica uma qualidade divisível.
III. A riqueza é um bem partilhável – já que pode ser dividida e distribuída –, o poder político é um bem participável, porque é uma qualidade indivisível.
IV. A justiça distributiva relaciona-se aos bens partilháveis e a participativa ao poder político participável. A cidade será justa ao diferenciar entre essas duas formas de justiça e possibilitar a concretização de ambas em igualdade.
Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas:
a)I, II e III.
b)II, III e IV.
c)I, II e IV.
d)I, III e IV.
e)I e II.
4)A partir do século XVII, o Iluminismo (ou Esclarecimento) dará continuidade às questões filosóficas e científicas inauguradas pelo pensamento renascentista e amplia o foco também em questões políticas, econômicas e sociais. Como movimento intelectual, foi a base do pensamento que conduziria aos ideais das "revoluções burguesas" e seria responsável pela queda do chamado "antigo regime" – o Absolutismo.
Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico no período iluminista:
Alternativas:
a)Apoio à revolução ideológica da aristocracia.
b)Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
c)Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
d)Comprovação pela ciência do Direito Divino dos Reis para legitimar o Absolutismo.
e)Integração do pensamento clássico greco-romano ao modelo político absolutista.
5)Rousseau faz duras críticas ao modo como a política foi estabelecida e entende que a soberania não deve residir no corpo político e sim no povo, o qual, por meio da vontade geral, coloca-a em prática.
De acordo com os seus conhecimentos sobre Rousseau, assinale e afirmativa correta:
Alternativas:
a)A soberania surge como resultado da imposição da vontade de alguns grupos sobre outros, com o objetivo de conservar o poder do Estado.
b)O estabelecimento da soberania está desvinculado do pacto social que funda o Estado.
c)O Estado é uma instituição social dependente da vontade impositiva da maioria, e compõe a democracia.
d)A conservação do Estado independe de uma força política coletiva.
e)A soberania é estabelecida como poder absoluto orientado pela vontade geral e legitimado pelo pacto social.
Respostas
Resposta:
1-E 2- D 3-D 4-C 5-E
Explicação:
corrigido pelo AV
1 – e)A máxima que rege a ação a ser universalizada, ou seja, quando a ação pode ser praticada por todos, sem prejuízo da humanidade.
Uma ação é considerada ética quando a máxima que rege a ação passa a ser universalizada, sem prejuízo a sociedade.
2 – d)As alternativas I, II e III.
Para Sócrates, a confiança no homem como um ser racional é capaz de reflexão. Ao buscar compreender a capacidade de conhecimento do homem.
3 – d)I, III e IV.
De acordo com Aristóteles, existem dois tipos de bens, os partilháveis e os participáveis. Um exemplo de bem partilhável é a riqueza que se relaciona com a justiça distributiva.
4 – c)Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
O principal princípio filosófico no período iluminista era de que a crença na razão era uma fonte para a crítica social e política.
5 – e)A soberania é estabelecida como poder absoluto orientado pela vontade geral e legitimado pelo pacto social.
Para Rousseau, a soberania se estabeleceu como um poder absoluto baseada na vontade geral e legalizado por pacto social.
Bons estudos!