Respostas
Um dos trechos em que o narrador se comunica explicitamente com o leitor em Dom Casmurrro, encontra-se no Capítulo LIX.
"E antes seja olvido que confusão; explico-me. Nada se emenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter nos livros omissos. Eu, quando leio algum desta outra casta, não me aflijo nunca. O que faço, em chegando ao fim, é cerrar os olhos e evocar todas as cousas que não achei nele. Quantas idéias finas me acodem então! Que de reflexões profundas! Os rios, as montanhas, as igrejas que não vi nas folhas lidas, todos me aparecem agora com as suas águas, as suas árvores, os seus altares, e os generais sacam das espadas que tinham ficado na bainha, e os clarins soltam as notas que dormiam no metal, e tudo marcha com uma alma imprevista que tudo se acha fora de um livro falho, leitor amigo. Assim preencho as lacunas alheias; assim podes também preencher as minhas."
Dom Casmurro, nome que dá título ao livro, refere-se na verdade ao próprio narrador, que é o personagem Bentinho mais velho, narrando fatos de sua infância e vida adulta junto a Capitu. No livro, Dom Casmurro conversa diretamente com o leitor pois o intuito do livro não é apenas contar uma história, e sim contar a versão de Bentinho sobre os fatos acontecidos no livro entre ele, Capitu, o amigo Escobar e os demais envolvidos na trama, e assim, convencer o leitor a sustentar seu ponto de vista.
Por esse motivo que o livro é narrado em primeira pessoa, como se o Dom Casmurro estivesse nos contando os fatos e tentando fortificá-los ao longo do livro, para que no fim, seja dele o partido que o leitor assuma para si.
Você pode estudar mais sobre Dom Casmurro aqui no brainly a partir deste link: https://brainly.com.br/tarefa/611083
Bons estudos!