Respostas
Resposta:
Espanha
A festa tem características diferentes em cada região da Espanha. Em Soria, as Fiestas de San Juan o de la Madre de Dios, declaradas de interesse turístico nacional pelo governo espanhol, duram seis dias, além das pré-festividades. Cada dia de festa tem uma programação específica – alguns deles mantêm a mesma programação há mais de 500 anos. A sexta-feira, por exemplo, é dia de touradas. Tudo é preparado por doze grupos chamados de cuadrillas, cada um com um santo padroeiro. No sábado, as partes dos novilhos que foram toureados são repartidas pelos bairros da cidade. A grande procissão com os santos padroeiros das cuadrillas é na segunda-feira. Durante o trajeto, as músicas típicas da festa – as sanjuaneras– são trocadas por música sacra, mas assim que os músicos passam pela última imagem, a da Virgen Blanca, voltam a tocar as sanjuaneras.
Porto Rico
Como São João é o patrono de Porto Rico – dá nome à sua capital e foi o nome que Colombo inicialmente deu ao território –, a festa é bastante celebrada na ilha. Um dos costumes para “afastar a má-sorte” é o de se jogar de costas no mar três, sete ou até doze vezes à meia-noite ou então banhar-se com rosas. O costume foi inspirado evidentemente no próprio São João, que realizava batismos no rio Jordão, mas hoje tem o significado de deixar o mar levar tudo o que há de ruim e começar uma vida nova. As praias ficam, assim, lotadas durante essa noite – com muita música e comida, é claro.
Peru
Aqui são os rios da selva peruana que recebem as pessoas para o baño bendito no Dia de São João. Come-se o Juane, um preparado de arroz, ovos, azeitonas, coxa de frango e chicória, tudo envolvido em folhas de uma planta chamada bijao, resultando em um formato redondo que remete à cabeça de João Batista, pedida em um prato pela filha de Herodíades. Em Iquitos, o baile que acontece após a missa e a procissão se realiza ao redor de uma palmeira carregada de presentes, chamada de Humisha