Quando consideramos as relações estabelecidas no mercado, a transparência, a idoneidade e a ética refletem a imagem empresarial e a responsabilidade social chancela esse processo. Em relação a governança corporativa avalie as afirmações a seguir: I.Promove o desenvolvimento econômico sustentável. II.Evita erros estratégicos como resultado em que o poder está centrado no principal executivo. III.Promove o abuso de poder como resultado de poder excessivamente centrado no executivo principal. IV.Evita fraudes como resultado da utilização de informações privilegiadas para se beneficiar direta ou indiretamente atuando em conflito de interesses. V.As principais ferramentas utilizadas na governança corporativa para assegurar o controle da propriedade sobre a gestão são: o conselho de administração, a auditoria independente e o conselho fiscal. Agora, assinale a alternativa CORRETA: Alternativas: a) As afirmativas I e III são verdadeiras. b) As afirmativas I, II , III são verdadeiras. c) As afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras. d) As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. e) As afirmativas II, III e V são verdadeiras.
Respostas
Letra C.
Porque, no ambiente organizacional, a Governança Corporativa representa um conjunto de boas práticas que a empresa deve seguir perante aos colaboradores, investidores, acionistas e sociedade.
Uma destas práticas é a Responsabilidade Social, que contribui decisivamente para a redução das mazelas existentes em nossa sociedade.
Por fim, podemos observar que o grande objetivo de Governança Corporativa é perpetuar a imagem da empresa na sociedade (ter boa reputação).
Vá e vença!
Resposta: resposta
c) As afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.
Explicação:
A governança corporativa visa diminuir os eventuais problemas que podem surgir na relação entre gestores e acionistas e, consequentemente, diminuir o risco de custos da agência, como a preocupação com o ponto de vista dos outros stakeholders que não os acionistas, bem como o estudo dos diversos modelos de governança corporativa ao redor do mundo.
referencia:
Pierre Calame, André Talmant, A questão do estado no coração do futuro: O mecano da governança, p.20, 2001,, Editora Vozes