Respostas
Resposta:
A desigualdade social acontece em diversos âmbitos, mas pode ser resumida como a distribuição de renda desequilibrada na sociedade. Graças a ela, uma minoria é detentora de recursos a níveis exorbitantes, enquanto a maioria sofre pela escassez. Assim, dentro de uma mesma sociedade há grupo com distribuição de rendas muito discrepantes.
Fato é que a desigualdade social nunca vai deixar de existir, pois é impossível e impraticável a tentativa de divisão exata dos recursos para cada ser humano, principalmente por vivermos em uma sociedade hierarquizada. Porém, quando essa desigualdade se acentua de forma muito evidente, limitando direitos básicos e essenciais a uma parcela pequena da sociedade, inúmeros problemas passam a também ser acentuados, como deficiências na área da saúde ou da educação.
As desigualdades sociais podem acontecer também em relação à raça, quando são dadas oportunidades diferentes a negros e brancos, por exemplo. Há, ainda, as desigualdade de gênero, quando mulheres ganham menores salários que os homens mesmo que tenham a mesma função ou o mesmo nível de capacitação para a tarefa, ou quando subjuga-se alguém por sua orientação sexual. Além de, também, haver a desigualdade regional, quando percebe-se a valorização e o investimento em determinadas regiões do país em detrimento de outras, como é o caso das grandes metrópoles brasileiras, que concentram o capital de forma acentuada, diferente de tantas regiões do nordeste do país.