Av - Subst. 1 - Metodologia do Ensino da Ginástica
1)
O profissional de Educação Física tem uma melhor organização didático pedagógica a partir do estudo da sistematização e classificação da Ginástica, pois o entendimento das diversas práticas gímnicas da atualidade o permite vislumbrar a abrangência do campo da Ginástica e suas manifestações em diversos setores. Neste sentido, um dos estudos realizados foi a classificação da Ginástica que, segundo Souza (1997), foi dividida em:
Alternativas:
a)
Ginástica Geral; Ginástica de Condicionamento; Ginástica Escolar; Ginástica não-escolar; Ginástica Competitiva.
b)
Ginástica de Condicionamento Físico; Ginástica Escolar; Ginástica Competitiva; Ginástica Postural; Ginástica de Conscientização Corporal.
c)
Ginástica Alemã; Ginástica Sueca; Ginástica Francesa; Ginástica Competitiva; Ginástica não-competitiva.
d)
Ginástica Competitiva; Ginástica para Todos; Ginástica de Reabilitação; Ginástica para Saúde; Ginástica Geral.
e)
Ginástica de Condicionamento; Ginástica de Competição; Ginástica de Conscientização Corporal; Ginástica Fisioterápica; Ginástica de Demonstração.
2)
A construção das composições coreográficas em Ginástica exige do professor o conhecimento das diferenças e similaridades entre as ginásticas de Competição e Ginástica voltadas para a Demonstração. Ainda assim, ambas envolvem a escolha da música ou tema, elementos corporais, aparelhos, organização no espaço, entre outros aspectos. Sobre as características específicas da Ginástica de Demonstração e de Competição, leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa que expressa afirmações corretas:
I) Na Ginástica de Demonstração o número de envolvidos em uma coreografia é ilimitado e o acompanhamento musical deve seguir as regras.
II) A indumentária na Ginástica de Competição é pré-definida para cada modalidade, os materiais oficiais são sofisticados e de difícil acesso financeiro.
III) Os Movimentos naturais, formativos e criativos e suas variações (direção, sentido, planos) são específicos da Ginástica de Competição, e não fazem parte da Ginástica de Demonstração.
IV) Os materiais/aparelhos alternativos e adaptados à realidade do grupo e de fácil acesso financeiro são característicos da Ginástica de Demonstração.
Alternativas:
a)
As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
b)
As afirmações I, II e IV estão corretas.
c)
As afirmações II e IV estão corretas.
d)
As afirmações II, III e IV estão corretas.
e)
As afirmações I e II estão corretas.
3)
Ao ensinarmos os exercícios bases da Ginástica Artística o professor utiliza-se de métodos que possuem características diferentes. O método que possibilita a execução do elemento por um todo e somente com posterior correção, favorecendo a agilidade no processo de aprendizagem é o:
Alternativas:
a)
Método Geral.
b)
Método Global.
c)
Método Parcial.
d)
Método Total.
e)
Método Misto.
4)
Dentre os Métodos Ginásticos que surgiram na Europa, um deles teve como idealizador Pier Henrich Ling, o qual também criou aparelhos ainda hoje utilizados tais como a barra fixa, argolas, swing, escadas ou corda de escalada. Almejava uma educação integral para crianças, a preparação de soldados e o desenvolvimento do sentido estético por meio do fortalecimento do corpo e correção de defeitos físicos. Tinha também como objetivos específicos eugenizar, higienizar e disciplinar a população. Este método engloba exercícios básicos de braços, pernas e tronco, ações de pular, subir e demais habilidades. Tal Método Ginástico foi dividido em quatro partes: Ginástica pedagógica ou educativa, militar, médica e ortopédica/estética. Estas características expressam qual Método de Ginástica estudado?
Alternativas:
a)
Francês.
b)
Inglês.
c)
Alemão.
d)
Sueco.
e)
Brasileiro.
5)
Ao estudarmos a Ginástica Artística é possível constatar a sua constante evolução técnica e vislumbrar as acrobacias e peripécias que são realizados nos diversos aparelhos, que possuem características diferentes para gênero feminino e para o gênero masculino. Sobre estas diferenças assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As provas femininas são: o solo, salto sobre a mesa, barra fixa, trave de equilíbrio.
b)
As provas masculinas são: solo, argolas, salto sobre a mesa, paralelas simétricas, trave de equilíbrio e barra fixa.
c)
O salto sobre a mesa tem como principal diferença a altura do salto, sendo que para o gênero feminino o código de pontuação não estabelece uma altura mínima.
d)
No solo o acompanhamento musical é permitido tanto nas provas do gênero feminino como no masculino.
e)
As provas comuns para o gênero masculino e feminino são o solo e o salto sobre a mesa.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
é a letra B............
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