"A capacidade de identificar os constituintes internos duma palavra varia em função das propriedades destes e da consciência ou do conhecimento que os falantes têm da sua língua. No uso espontâneo da língua, o falante não reflete de forma sistemática sobre a estrutura interna das centenas de signos que convoca. Todavia, se solicitados a fazê-lo, os falantes são capazes de decompor uma palavra complexa e de identificar os seus constituintes (term-, em termal, térmico, termômetro), mesmo que não consigam compreender o significado de alguns deles."
(RIO-TORTO, Graça Maria. Desafios em morfologia: história e (re)conhecimento. In: VIARO, Mário Eduardo (Org.). Morfologia histórica. São Paulo: Cortez, 2013.)
Sobre o trecho apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I) As palavras termal, térmico e termômetro constituem lexemas distintos da língua portuguesa.
II) Existe uma relação morfológica histórica entre as palavras termal, térmico e termômetro, uma vez que compartilham uma mesma raiz.
III) Os falantes nativos de uma língua não são capazes de identificar, a partir de seu conhecimento linguístico intuitivo, os morfemas das palavras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
II, apenas.
c)
III, apenas.
d)
I e II, apenas.
e)
II e III, apenas.
Respostas
respondido por:
24
Letra (E) eu acho ? eu acho que errei
respondido por:
11
Sobre as questões voltadas a língua portuguesa, temos que a resposta certa é a: b) II, apenas.
Isso porque o lexema pode ser relacionado a parte de uma determinada palavra que se repete em outras palavras e assim possibilitam a determinação de uma mesma raiz de sentido.
Assim, temos que as palavras elencadas no enunciado possuem um mesmo lexema que é a parte ter.
Tal palavra está relacionado questões envolvendo temperaturas.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás