1) A __________ é a produção corporal do homem na cultura, por meio de suas estruturas capacitativas, (elementos perceptivos e não biofisiológicos, nos quais a criança necessita da ação para dar uma atribuição de ordem lógico-matemática ao que realiza). É por esta razão que pensar na ação, somente no aspecto biofisiológico, não possibilita que o sujeito compreenda a estrutura capacitativa. Podemos citar como exemplos dessas estruturas capacitativas: equilíbrio corporal, lateralidade corporal, coordenação motora, organização e estruturação espaço-temporal, força corporal, velocidade corporal, flexibilidade corporal, resistência corporal, entre outras. Complete a lacuna e assinale a alternativa correta: Selecione uma alternativa: a) Conduta motora b) Comportamento físico c) Conduta Psicológica d) Conduta moral e) Comportamento cultural
Respostas
Resposta:
AV1: 1A 2C 3E 4B 5A / AV2: 1E 2A 3D 4D 5B
Explicação:
a) Conduta motora
A conduta motora é a produção corporal do homem na cultura, por meio de suas estruturas capacitativas, (elementos perceptivos e não biofisiológicos, nos quais a criança necessita da ação para dar uma atribuição de ordem lógico-matemática ao que realiza). É por esta razão que pensar na ação, somente no aspecto biofisiológico, não possibilita que o sujeito compreenda a estrutura capacitativa. Podemos citar como exemplos dessas estruturas capacitativas: equilíbrio corporal, lateralidade corporal, coordenação motora, organização e estruturação espaço-temporal, força corporal, velocidade corporal, flexibilidade corporal, resistência corporal, entre outras.
A conduta motora, onde tem se a coordenação motora global, se concretiza por meio da maturação da criança, tanto motora motora quanto neurológica.
Alguns autores dividem o movimento observável em três categorias:
- movimentos estabilizadores: sutentação e equilíbrio;
- movimentos locomotores: referem-se à mudança de localização
- movimentos manipulativos: referentes à apreensão e à recepção de objetos.
Estes movimentos apresentam fases e estágios diferentes, conforme cada faixa etária.
Bons estudos!