1)Sabe-se que a avaliação é um item relevante na organização do processo de ensino e de aprendizagem. A escolha sobre qual avaliação utilizar está vinculada à tendência pedagógica que o professor adota para alicerçar sua prática. Sobre a avaliação na tendência tradicional, é CORRETO afirmar que:
Alternativas:
a)
Ela visa verificar os resultados de aprendizagem de forma classificatória e hierárquica.
b)
Ela tem a finalidade de acompanhar e analisar o processo de apropriação do conhecimento, considerando o aluno em sua totalidade.
c)
Ela acontece de forma coletiva, visto que na troca de conhecimentos o aluno pode refletir sobre outras perspectivas.
d)
Ela se dá por meio de uma avaliação que o aluno realiza da própria aprendizagem, de modo que ele irá entender os pontos fracos e fortes.
e)
Ela é continua e permanente, valorizando as potencialidades dos alunos e seus interesses.
2)A escola é um espaço social que tem a responsabilidade de oportunizar para os alunos o acesso ao saber. Por meio da educação os indivíduos podem olhar o contexto e as práticas socias. Considerando o perfil do aluno nas tendências que possuem a preocupação com uma educação transformadora, avalie as afirmativas a seguir:
I: Na tendência libertadora o educando é ator de sua própria prática e deve refletir sobre a mesma.
II: Na tendência libertária o educando reflete sobre o contexto social e se engaja na luta pela mudança social.
III: Na tendência crítico-social dos conteúdos o aluno é um sujeito ativo e social, considerando a importância do conhecimento.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas:
a)
II, apenas.
b)
I, II e III.
c)
II e III, apenas.
d)
I, apenas.
e)
III, apenas.
3)Ao olharmos a história da educação brasileira é possível verificar que o contexto político, econômico e social influenciou as formas de se pensar a educação e organizar os processos de ensino e de aprendizagem. Considerando o exposto, analise as seguintes afirmativas:
I: No período Colonial encontrou-se na realidade a presença da tendência tradicional, a qual tinha seu ensino subsidiado no Ratio Studirum.
II: No período do Estado Novo encontrou-se na realidade a tendência da Escola Nova, a qual obteve influência do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
III: No Período da Ditatura Militar encontrou-se na realidade a tendência tecnicista, e os alunos tinham um perfil passivo e obediente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
II, apenas.
c)
I e II, apenas.
d)
I, II e III.
e)
III, apenas.
4)Na educação brasileira é possível observar a presença de tendências pedagógicas. Elas carregam consigo concepções de sociedade, homem e educação. Dentre as tendências, encontra-se uma que compreende a necessidade do aluno se apropriar do conteúdo científico de forma crítica, visando a transformação da realidade. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome desta tendência:
Alternativas:
a)
Tradicional.
b)
Tecnicista
c)
Nova Renovada
d)
Nova Conservadora
e)
Crítico-Social dos Conteúdos.
5)No curso de pedagogia, Camila está estudando a disciplina de Didática. Ela está concentrada nos estudos, pois compreende a necessidade da disciplina para sua futura prática enquanto professora, pois essas discussões oportunizam o entendido de como deve se configurar o processo de ensino e de aprendizagem. Sendo assim, ela se reuniu com alguns colegas para rever aspectos já apresentados nas aulas da disciplina. Nas discussões os estudantes estabeleceram relações entre teóricos e as diferentes tendências pedagógicas. Com base no exposto, marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A tendência pedagógica denominada tradicional teve a influência de Antônio Gramsci.
( ) A tendência pedagógica denominada Escola Nova teve a influência de Dewey
( ) A tendência pedagógica denominada Tecnicista teve a influência de Skinner.
Agora, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
F-V-V.
b)
V-F-F.
c)
F-V-F.
d)
V-F-V.
e)
F-F-F.
Respostas
Resposta:
1a 2b 3d 4e 5a
Explicação:
corrigidas no ava
1 – a) Ela visa verificar os resultados de aprendizagem de forma classificatória e hierárquica.
A avaliação na tendência tradicional tinha a finalidade de verificação dos resultados de aprendizagem de forma classificatória e hierárquica.
2 – b) I, II e III.
A tendência libertadora defende que o aluno é ator da prática, na libertária o mesmo deve refletir o contexto social e na tendência crítico-social o aluno é um sujeito ativo e social.
3 – d) I, II e III.
No período colonial existia a tendência tradicional, no Estado Novo surgiu a influência da escola nova e no período da ditadura militar ocorreu a tendência tecnicista.
4 – e) Crítico-Social dos Conteúdos.
A tendência crítico-social dos conteúdos defendia a tendência dos alunos de apropriação do conteúdo científico de forma crítica.
5 – a) F-V-V.
A tendência pedagógica da Escola Nova sofreu influência de Dewey. A tendência pedagógica Tecnicista sofreu influência de Skinner.
Bons estudos!