• Matéria: História
  • Autor: giginascimentopd1psz
  • Perguntado 7 anos atrás

Com o objetivo de possibilitar que os alunos concluintes do ensino médio tenham condições de continuar os estudos e ter uma profissão, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio ressaltam a importância de se romper com a ideia de disciplinas compartimentadas e descontextualizadas.

Assinale a alternativa que indica o eixo estruturador do currículo de História para o ensino médio:

Alternativas:

a)
Definição de conceitos básicos.

b)
Interdisciplinaridade.

c)
Contextualização.

d)
Estratégias didático-pedagógicas.

e)
Seleção de conteúdos.

2)
É importante que o profissional da área de História reconheça e compreenda como o contexto de cada época influenciou o ensino de História, as escolhas dos conteúdos e as abordagens realizadas.

Pensando na influência do contexto na elaboração do currículo da disciplina de História, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
A partir de 1970 foram instituídos os Estudos Sociais, recurso que esvaziou, diluiu e despolitizou os conteúdos de História e Geografia.

b)
Nos anos de 1990 enfatizou-se o estudo de conceitos gerais, levando a um esvaziamento da dimensão histórica do ensino.

c)
Entre 1970 e 1980 surgiram as primeiras propostas de organização do conteúdo do ensino de História por eixos temáticos.

d)
Na década de 1980 foram produzidos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento que busca romper com algumas limitações do ensino de história tradicional.

e)
Desde o início dos anos 2000 professores começaram a denunciar a impossibilidade de transmitir todo o conhecimento da humanidade em todos os tempos.

3)
Vemos que um dos principais desafios dos professores é superar práticas pedagógicas consideradas tradicionais e atribuir aos estudantes uma postura mais ativa. Dentre as diferentes metodologias que o professor pode utilizar, temos aquela que pressupõe o contato e diálogo permanente entre os docentes de duas ou mais disciplinas, dispostos ao trabalho colaborativo e ao planejamento conjunto das atividades.

Esse tipo de metodologia é denominada de:

Alternativas:

a)
Sequência didática.

b)
Pedagogia por projetos.

c)
Problematização dos conteúdos.

d)
Interdisciplinaridade.

e)
Pedagogia da pesquisa.

4)
Leia o trecho a seguir: "Em cada aula de história, há sempre um jogar com o tempo, isto é, pode-se viajar do presente para um passado mais próximo ou para um tempo mais remoto, de um século para outro, de um milênio para outro, num átimo de tempo, num segundo."

(SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. 2 ed. São Paulo: Scipione, 2009. p. 97)

Sabemos que a linha do tempo é um recurso didático muito utilizado pelos professores. Sobre o uso da linha do tempo, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Uma das vantagens do trabalho com a linha do tempo é que ela contribui para localizar eventos e processos no tempo.

( ) A linha do tempo contribui para que os alunos compreendam a sucessão dos fatos e para dar a ideia de anterioridade, simultaneidade e posteridade.

( ) A utilização da linha do tempo é desvantajosa quando não explicamos para os alunos que trata-se de um recorte do passado e uma visão que só é possível no presente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)
F - V - V

b)
V - V - V

c)
V - V - F

d)
F - F - V

e)
V - F - V

5)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), foram elaborados nos anos de 1990, e trata-se de um documento que orienta o ensino das diferentes disciplinas da educação básica. Em relação ao ensino de história, esse documento busca romper com algumas limitações da chamada "História Tradicional", com ênfase nos grandes feitos e personagens e organizada de forma cronológica.

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais formam um currículo homogêneo e impositivo a ser incorporado pelos Estados e Municípios.

b)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam que é importante que os educandos entendam que as questões contemporâneas podem ser explicadas apenas a partir de acontecimentos restritos ao presente.

c)
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, no final do terceiro ciclo é importante que os alunos reconheçam as principais características dos Estados Nacionais.

d)
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, no final do quarto ciclo é importante que os alunos conheçam realidades históricas singulares.

e)
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, um dos eixos temáticos abordado no terceiro ciclo é "as relações de trabalho", e um dos eixos temáticos abordado no quarto ciclo é "cidadania e cultura no mundo contemporâneo".


cris4100: Alguém sabe ? por favor !!!!
Jeff1914: Alguém????

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
2

1 – c. Contextualização.

O eixo estruturador do currículo de história para o ensino médio é a contextualização.

2 – a. A partir de 1970 foram instituídos os Estudos Sociais, recurso que esvaziou, diluiu e despolitizou os conteúdos de História e Geografia.

A instituição dos estudos sociais ocorreu após a década de 70 ao despolitizar os conteúdos de geografia e de história.

3 – d. Interdisciplinaridade.

A interdisciplinaridade é uma metodologia que propõe o contato e o diálogo de forma permanente entre os docentes de disciplinas diversas.

4 – b. V - V - V.

O trabalho com a linha do tempo auxilia na localização de eventos e processos no tempo, contribui para que os alunos aprendam mais facilmente sobre a sucessão dos fatos.

5 – e. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, um dos eixos temáticos abordado no terceiro ciclo é "as relações de trabalho", e um dos eixos temáticos abordado no quarto ciclo é "cidadania e cultura no mundo contemporâneo".

Os PCNs apresentam em seu terceiro ciclo o eixo temático das “relações de trabalho” e em seu quarto ciclo o eixo temático da “cidadania e cultura no mundo contemporâneo”.

Bons estudos!

Perguntas similares