Em uma empresa, os gastos existem pela produção de um produto ou pela prestação serviço. Neste aspecto, o conceito da absorção depende da alocação dos custos diretos e indiretos de produção. Os custos indiretos exigem a distribuição para sua alocação (rateio) por de meio critérios que muitas vezes são questionáveis, porém utilizados para estabelecer as alocações de custos para os produtos ou serviços. Essas afirmações indicam, em relação a base de critérios de alocações de custos (rateio), que os custos indiretos possuem:
Alternativas:
a)
objetividade.
b)
padronização.
c)
confiabilidade.
d)
validade.
e)
arbitrariedade.
2)
Os produtos em elaboração (também conhecidos como produtos em fabricação) é uma conta que constitui a peça chave da contabilidade de custos e industrial. Nela, são debitados os saldos das contas analíticas, por intermédio das contas funcionais relacionadas com o processo de fabricação, isto e´, todos os custos que devem ser incluídos no custo de produção. É correto afirmar que o saldo inicial dos produtos em elaboração somados aos produtos que tiveram sua produção iniciada e subtraídos dos valores de saldo final de produtos que ficaram em elaboração corresponde ao:
Alternativas:
a)
total de unidades acabadas.
b)
total de unidades planejadas.
c)
total de unidades vendidas.
d)
total de unidades compradas.
e)
total de unidades em elaboração.
3)
Os fatores de produção dependem da utilização de mão de obra (recursos humanos) combinado com uso de recursos financeiros para a transformação de matérias-primas (recursos naturais) em produtos finais ou serviços. Em suma, os fatos de produção são compostos pelos gastos de matéria-prima, mão de obra e custos indiretos de fabricação. É correto afirmar que a soma desses gastos representará:
Alternativas:
a)
custo de produtos vendidos.
b)
custo de produção do período.
c)
custo primário.
d)
custos das mercadorias vendidas.
e)
custos dos serviços prestados.
4)
A equivalência de produção é um artifício que serve para calcular o custo médio unitário quando há produtos em elaboração nos finais de cada período. É correto afirmar que o cálculo das unidades equivalentes é dado pela multiplicação entre:
Alternativas:
a)
número de unidades a serem produzidas e o percentual de conclusão.
b)
número de unidades totalmente concluídas e o percentual de conclusão.
c)
número de unidades parcialmente concluídas e o percentual de conclusão.
d)
número de unidades parcialmente concluídas e o percentual de produtos em elaboração.
e)
número de unidades totalmente concluídas e o percentual de produtos em elaboração.
5)
Os fatores de produção é composto pelo conjunto de todos os gastos incorridos ou relativos ao processo produtivo, os quais são essenciais para a realização do cálculo do custo de produção do período. A respeito disso, considerando os fatores de produção, o tipo de gasto que requer a aplicação de critérios de alocação de custos (critérios de rateio) é chamado de:
Alternativas:
a)
custos de matéria-prima direta.
b)
custos de mão-de-obra direta.
c)
custos de material secundário.
d)
custos diretos de fabricação.
e)
custos indiretos de fabricação.
Respostas
Resposta: 1 - E, 2 - A, 3 - b, 4 - C, 5 - E
Explicação:
1 – e. arbitrariedade.
Levando em consideração a base de critérios de alocações de custos (rateio), é possível dizer que os custos indiretos apresentam arbitrariedade.
2 – a. total de unidades acabadas.
O cálculo do total de unidades acabadas compreende a soma dos produtos que tiveram sua produção iniciada e a subtração dos valores de saldo final de produtos que restaram.
3 – b. custo de produção do período.
Os gastos referentes a matéria-prima, mão de obra e custos indiretos de fabricação quando somados resultam no custo de produção do período.
4 – c. número de unidades parcialmente concluídas e o percentual de conclusão.
A multiplicação do número de unidades parcialmente concluídas e o percentual de conclusão resulta no cálculo das unidades equivalentes.
5 – e. custos indiretos de fabricação.
Os custos indiretos de fabricação são gastos que exigem uma aplicação de critérios de alocação de custos (critérios de rateio).
Bons estudos!