Respostas
No medievo, quando a Igreja Católica exercia mais poder do que qualquer outra entidade na Europa ocidental, os inimigos eram aqueles através de quem Satã atuava. Entre os séculos XII e XIII, o inimigo público foi o herege (quem se opunha as ideias da igreja).
Exemplos de movimentos hereges:
Os cátaros ou albigenses: surgiram na França e possuíam uma visão dualista do mundo, ou seja, o mundo material era mau e o mundo espiritual era bom. Afirmavam que o mundo havia sido criado por Satã, contestavam a Trindade e condenavam o casamento e a procriação. Foram perseguidos durante a Cruzada Albigense (1209-1229), e a heresia desapareceu a partir do século XIV;
Valdenses: também surgiram na França a partir das pregações de Pedro Valdo, rico comerciante de Lyon que abandonou seu ofício em 1176 para seguir a vida como pregador. Faziam voto de pobreza, contestavam a autoridade da Igreja Católica e afirmavam obedecer somente a Deus. Foram perseguidos pela Inquisição, mas sobreviveram e fundaram igrejas que hoje atuam em vários países.