Como aspiramos líquidos? Observe a imagem a seguir e estabeleça uma relação entre o simples fato de conseguirmos aspirar um líquido utilizando um canudo e a lei de Boyle-Mariotte.
Respostas
A relação entre aspirar o líquido com um canudo e a lei de Boyle-Mariotte é causada pelo aumento do volume do líquido devido a diminuição da pressão.
Para entendermos está questão precisamos lembrar sobre o que dizia Toricelli sobre este tipo de situação. Ele afirmava que quando aspirássemos água, por exemplo, por meio de um canudo nós diminuiriamos a pressão dentro do canudo (pois tiramos o ar e a pressão atmosférica dentro diminui) logo a água vai em direção a boca.
A lei de Boyle-Mariotte, se trata de uma transformação isotérmica, ou seja, não a mudança na temperatura. E ela diz que o volume e a pressão (quando não houver variação de temperatura) são inversamente proporcionais, ou seja, se um aumenta o outro diminui.
Sabendo disto, podemos então concluir que quando aspiramos um líquido com um canudo, há a diminuição da pressão e consequentemente o aumento do volume do líquido, assim como diz a Lei de Boyle-Mariotte.
Espero ter ajudado!
Para saber mais sobre transformações isotérmicas: https://brainly.com.br/tarefa/10672164
Bons estudos.