Leia o texto a seguir:
As escolas em Reggio Emilia não têm um currículo planejado. A cada ano são definidos projetos a curto e longo prazo que servem para estruturação do trabalho, mas que podem ser modificados conforme a necessidade, tanto pelos professores como pelas crianças.
Os professores devem sempre estar atentos às crianças, como observadores e pesquisadores, permitindo que as crianças façam suas escolhas e, a partir delas sentar juntos para discutir e refletir.
Em Reggio Emilia o professor aprende a escutar a criança, não apenas o que ela diz com a boca, mas o que ela expressa através de suas diferentes linguagens. “Escutar através da observação, da sensibilidade, da atenção, das diferentes linguagens”.
A partir do exposto e do conteúdo abordado nesta disciplina, avalie as afirmações a seguir.
I. Para trabalhar sem currículo pré-definido é fundamental ao professor formular perguntas e incentivar seu aluno à buscar as respostas.
II. O professor deve organizar a documentação pedagógica para acompanhar o desenvolvimento da criança e se necessário, reformular as perguntas iniciais no sentido de buscar o conhecimento.
III. Após a pergunta inicial, com a pesquisa e a busca por respostas, pode-se provocar a reformulação da pergunta inicial, a partir das observações obtidas e das teorias formuladas.
É correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
Respostas
Resposta:
I, II e III
Explicação:
O processo educacional em Reggio Emilia acontece a partir de um ciclo de investigação que tem como elemento essencial, a documentação como uma de suas estratégias. Veja abaixo, o passo a passo deste ciclo de investigação exposto em nosso e-book no módulo 3.
O professor deve formular perguntas. Permitir que seus alunos busquem as respostas.
Os alunos, acompanhados do professor, observam, realizam o registro e coleta de materiais que auxiliarão na resolução das perguntas iniciais.
O professor auxilia na organização das observações e dos materiais.
O professor auxilia os alunos na análise, interpretação das observações e dos materiais para a construção de teorias.
Reformula-se as perguntas originais, este passo é fundamental como um elemento crítico e de analise, fazendo com que as crianças “pensem fora da caixa”.
Chega-se às respostas e busca-se novo planejamento.