Para a autora Barroco (2009, p. 21) [...] a ética profissional se objetiva através de ações conscientes e críticas, do alargamento do espaço profissional, quando ele é politizado – o que implica no compartilhamento coletivo com outros profissionais e no respaldo das entidades e dos movimentos sociais organizados.
O texto justifica que a ética profissional para ser consciente e crítica, deve ser politizada, para que implique no posicionamento ético coletivo com outros profissionais, e que assim, expande o espaço profissional. Nesse contexto, avalie as informações a seguir:
I. A ética no cotidiano profissional, se objetiva e dá concretude aos valores expressos no Código de Ética.
II. No cotidiano, ao suspender-se, para pensar o fazer, entramos em comunhão com o saber, de tal modo que a práxis profissional ocorra e fundamente possibilidades e a visão crítica das questões apresentadas.
III. Na concretude das ações éticas, se objetivadas, caminha-se em comum ao projeto coletivo profissional.
É o correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
III, apenas.
c)
I e III, apenas.
d)
II e III, apenas.
e)
I, II e III.
Respostas
e) I, II e III.
A ética profissional, conforme apresentada pelo texto, deve ser politizada no sentido de que os profissionais devam conhecer a regulamentação alinhada com as políticas públicas que são regidas pelo Código de Ética.
Diante disso, cada profissional torna-se consciente das condutas éticas e morais que deverão realizar para que seja possível o trabalho de qualidade à população, em comum ao projeto coletivo profissional.
Resposta: AV1= Ética Profissional em Serviço Social -CORRIGIDO PELO AVA
1(b)-Conjunto de regras que definem como deve ser o comportamento;
2(d)- l = O ser social se concretiza através da objetivação das projeções teológicas e estabelece finalidades, lV= O ser social é entendido como um ser real, concreto, histórico e dialeticamente constituído na vida= l e lV estão corretas.
3(d)- totalidade social
4(b)- Numa ideologia de transformação do trabalhador num capitalista,como proprietário de um tipo de capital: sua força de trabalho.
5(e)- l,ll e lll são verdadeiras.
Explicação: