Respostas
Explicação:
A conversão de santo Agostinho
Sabendo muita filosofia dos neoplatônicos e abandonando o maniqueísmo aos poucos, santo Agostinho conheceu santo Ambrósio. Este era um bispo com quem sua mãe muito conversava. Ela o pedia que ajudasse seu filho a se converter.
Ambrósio era ainda melhor em retórica que santo Agostinho, principalmente pela experiência. Quando santo Agostinho o ouviu a primeira vez não foi possível não admirá-lo, querer ouvi-lo mais e aprender com ele.
Com tudo isso acontecendo, surge mais um episódio marcante. Santo Agostinho ouve uma voz dizer “Toma e lê”, pega a bíblia, abre e lê a primeira passagem que encontra, na qual constava:
«Andemos honestamente como de dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não vos preocupeis com a carne para não excitardes as suas cobiças.» (Romanos, 13: 13-14)
Como sua vida era devassa, essa passagem caiu como uma luva. Ele se converteu e foi batizado. Posteriormente tornou-se sacerdote, bispo e por fim santo.
Agora que já vimos um pouco do caminho dele e da influência que ele sofreu da filosofia de Platão, podemos estudar quais foram as principais ideias de santo Agostinho.