3)
"A partir das duas últimas décadas, a questão dos métodos passou a ser considerada tradicional. Desse modo, os antigos e persistentes problemas de alfabetização vêm sendo pensados e praticados, predominantemente, no âmbito das políticas públicas [...] a compreensão do processo de aprendizagem da criança alfabetizanda por exemplo, vem sendo abordada com base na psicogênese da língua escrita". (Mortatti, 2006, p. 3-4).
Pensando na história da escrita, assinale a alternativa que define a escrita sintética.
Alternativas:
a)
Início da escrita das palavras, por exemplo: escrita egípcia.
b)
Fase que exigiu uma grande evolução no estoque de sinais, bem como uma grande memória visual para memorização e decifração desses sinais. Esse tipo de escrita pode ser subdividido em dois subtipos: silábica ou alfabética.
c)
Fase de disputas entre os que se consideravam portadores de um novo e revolucionário método de alfabetização e aqueles que continuavam a defender os métodos considerados antigos e tradicionais.
d)
Fase mais elementar em que um grupo de sinais é utilizado para comunicar ideias inteiras ou frases inteiras, por exemplo: pinturas rupestres de sítios arqueológicos.
e)
Fase que exigiu uma grande evolução no estoque de sinais, bem como uma grande memória visual para memorização e decifração desses sinais, início da escrita das palavras.
4)
[...] Por quase um século, esses esforços [esforços de mudança] se concentraram, sistemática e oficialmente, na questão dos métodos de ensino da leitura e escrita, e muitas foram as disputas entre os que se consideravam portadores de um novo e revolucionário método de alfabetização e aqueles que continuavam a defender os métodos considerados antigos e tradicionais. (Mortatti, 2006, p. 3-4).
O ensino da leitura e escrita, no Brasil, foi permeado por alguns métodos ou ideias. Leia as afirmativas apresentadas:
I - Até meados do século XIX: Palavração e Sintético.
II - A partir de 1920: Baseado nas ideias construtivistas, desmetodização.
III – A partir de 1980: Sintético e Analítico
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
I e II, apenas.
c)
II e III apenas.
d)
I e III apenas.
e)
I, II e III.
5)
"No caso dos dois sistemas envolvidos no início da escolarização (o sistema de representação dos números e os sistemas de representação da linguagem), as dificuldades que as crianças enfrentam são dificuldades conceituais semelhantes às da construção do sistema e, por isso, pode-se dizer, em ambos os casos, que a criança reinventa esses sistemas. Bem entendido: não se trata de que as crianças reinventam as letras nem os números, mas que, para poderem se servir desses elementos como elementos de um sistema, devem compreender o seu processo de construção e as suas regras de produção". (Ferreiro, 2011, p.16-17).
Relembre as fases de construção e aprendizado da escrita propostas por Emília Ferreiro e leia as afirmativas apresentadas:
I – Silábico: Etapa em que a criança utiliza uma letra para representar cada sílaba, entretanto.
II – Alfabética: Etapa em que a criança domina o valor das sílabas e das letras, já compreende o uso das vogais e das consoantes. No entanto, ainda tem um caminho a percorrer, no sentido de compreensão das normas ortográficas.
III – Pré – Silábica: Etapa em que a criança descobre que a sílaba não pode ser entendida como uma unidade. A criança já identifica que existem sílabas que podem ser escritas com uma, duas ou mais letras.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
I e II, apenas.
c)
II e III apenas.
d)
I e III apenas.
e)
I, II e III.
Respostas
respondido por:
42
Resposta:
Alguém tem essas respostas, por favor?
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás