• Matéria: História
  • Autor: YasminOrochi
  • Perguntado 7 anos atrás

aspectos do calvinismo que favoreciam o capitalismo​

Respostas

respondido por: FilipiMenezes
35

Resposta:

Por ser uma denominação cristã-protestante que, pregava a predestinação, ou seja, a riqueza seria uma dádiva de divina exclusiva para certos indivíduos, principalmente os príncipes e os burgueses. Por isso, grande parte dos burgueses e realezas da Europa optaram por se converter ao Calvinismo. Fugindo da acusação do pecado de usura, propagado pela Igreja Católica pelo acúmulo de riquezas e, pela cobrança de juros.

Explicação:

respondido por: EduardoPLopes
0

O Calvininismo defendia o acúmulo de capitais e riquezas como um sinal do favorecimento divino e defendia a ideia de que aqueles que não trabalhassem não deveriam ter o direito de comer, dois elementos que ajudaram a disseminação do capitalismo.

O que era o Calvinismo?

O Calvinismo foi uma interpretação do Protestantimo, ou seja, uma interpretação do Cristianismo que se opôs ao modelo da Igreja Católica no contexto das Reformas Religiosas dos Séculos XVI e XVII, baseada nas ideias de João Calvino. Seus adeptos muitas vezes foram considerados radicais, e muitos Calvinistas foram expulsos das Europa e tiveram de se restabelecer nas Américas.

Mais sobre o Calvinismo em:

https://brainly.com.br/tarefa/17265305

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares