Os medicamentos antagonistas adrenérgicos ou simpatolíticos produzem seus efeitos antagonizando as ações do SNA simpático. Podem ser classificados de acordo com o tipo de receptor em que exercem suas ações, ou seja, antagonistas alfa e beta adrenérgicos. Os antagonistas adrenérgicos têm a capacidade de reduzir a atividade nervosa simpática, evitando somente que o agonista ou neurotransmissor interaja com o receptor. Com relação a tratamento farmacológico com esse grupo de fármacos: Marque o item correto.
Escolha uma:
a. O antagonismo não seletivo gerado em receptores β-adrenérgicos pode levar a uma redução de débito cardíaco e consequentemente broncoconstrição.
b. O antagonismo seletivo em receptores β₁-adrenérgicos pode levar a um aumento do débito cardíaco.
c. O antagonismo não seletivo em receptores β e α-adrenérgicos pode levar a uma redução de débito cardíaco e vasoconstrição. Incorreto
d. O antagonismo seletivo gerado em receptores β₂-adrenérgicos pode levar a uma redução de débito cardíaco sem ocasionar broncoespasmo.
Respostas
respondido por:
1
A alternativa D) é a correta.
Os antagonistas adrenérgicos de modo geral diminuem a ação da adrenalina, noradrenalina e epinefrina, que estão estimulando a broncodilatação, logo, eles são devem ser usados.
Porém, os antagonistas colinérgicos auxiliam no aumento da broncodilatação, já que o individuo está tendo bronco constrição, pode ser um fármaco viável para o tratamento da asma e de outros distúrbios similares.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás