Respostas
O comércio realizado entre estados ou municípios dentro de um país chama-se comércio interno.
O comércio interno ou doméstico desempenha um papel importante na economia moderna em nível local, aumentando bens e serviços à disposição da população e assim, maior arrecadação de impostas que podem gerar incentivos fiscais para indústrias e mesmo pequenos produtores.
A melhoria nos transportes e a ampliação de rede distribuidora dentro de um país, torna possível introduzir novos produtos para as regiões mais distantes e carentes de determinados bens e serviços, sejam pequenas aldeias ou cidades desenvolvidas.
Para as empresas, o comércio interno oferece uma série de vantagens, como o custo de transações de compra e venda mais baixos e custos de transporte também mais inferiores, permitindo que bens e serviços possam ser colocados no mercado mais rapidamente porque eles têm uma distância menor para viajar.
O comércio interno também oferece benefícios para a sociedade como um todo. Comprar bens locais ajuda a manter o dinheiro dentro de um país, contribuindo assim, para o crescimento de longo e curto prazo, incentivando também, o investimento e desenvolvimento dentro do próprio país.
A desvantagem do comércio interno está associada ao um limite para a seleção de produtos disponíveis para venda, limitando também a tamanho do mercado consumidor.
Bons estudos!