Respostas
Resposta: Em primeiro lugar, precisa-se entender o que é e o que compreende o patrimônio cultural brasileiro e depois é preciso entender a relação dos povos tradicionais com esse patrimônio.
Explicação:
O patrimônio cultural brasileiro se rege por uma série de normas e tratados nacionais e internacionais também, o IPHAN é o orgão nacional que se irá gerir e regulamentar esses bens.
Assim, em primeiro lugar, os bens culturais brasileiros podem ser divididos em duas categorias: materiais e imateriais, sendo os bens materiais as construções humanas, artefatos arqueológicos, obras de arte, recursos naturais e paisagens naturais, formações geológicas, etc.
Uma segunda categoria seria a divisão entre bens culturais: naturais e produzidos pela ação humana, sendo os naturais as formações geológicas e seus testemunhos e um exemplo da categoria dos bens construídos pela ação humana são as gravuras e pinturas rupestres produzidas por populações antigas, nessas estruturas geológicas.
Em um terceiro momento há então que se qualificar as relações entre as culturas indígenas e o patrimônio cultural brasileiro. Essa não é uma relação fácil de ser feita, pois há que se ter em mente, que muitos dos povos tradicionais tem remanescentes vivos e não seria correto os categorizar como bens culturais na medida em que são pessoas vivas; contudo a sua relação se dá na medida em que são descendentes de populações indígenas antigas e outras até extintas e, assim, são "herdeiros" de bens e artefatos que esses povos deixaram. De outra sorte, há que ser entendido que esses povos são, também, detentores de conhecimentos e promulgadores de modos de vida tradicionais e que em muitos casos estão patrimonializados como bens culturais brasileiros.
Resposta:
Explicação:
ixxx fia sei n em