2)
A ciência que procura estudar e explicar o padrão de distribuição dos seres vivos da Terra sob o foco evolutivo é denominada Biogeografia evolutiva, a qual baseia-se em distribuições das espécies atuais e seus ancestrais. Esta ciência busca explicar, por exemplo, porque a composição taxonômica varia no globo terrestre e quais os padrões que levaram a essa variação (BROWN, 2006).
Acerca deste tema, analise a frase abaixo, completando as lacunas.
A especiação envolve o conjunto de processos que dão origem a novas espécies, desta forma, é parte do processo evolutivo. Entre outras, podem ser citadas dois tipos de especiação: a) ______________, quando uma população é dividida por um(a) ______________, impedindo o fluxo gênico; b)______________, que ocorre sem barreiras geográficas e é decorrente de divergências em subpopulações de um mesmo local, onde indivíduos passam a explorar novos nichos ecológicos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta os termos que preenchem corretamente as respectivas lacunas:
Alternativas:
a)
Alopátrica – barreira geográfica – Simpátrica.
b)
Biológica – isolamento ecológico – Simpátrica.
c)
Ecológica – isolamento geográfico – Alopátrica.
d)
Simpátrica – barreira ecológica – Alopátrica.
e)
Simpátrica - matriz antrópica - Parapátrica.
Respostas
respondido por:
1
Afirmativa a) Alopátrica – barreira geográfica – Simpátrica.
Isso porque a especiação do tipo simpátrica é caracterizada pela ausência de separação geográfica, onde temos duas populações da mesma espécie que vivem numa mesma área, mas que não cruzam entre si.
Esse processo levará ao surgimento de uma nova espécie, resultado dessa diferenciação. A especiação alopátrica já é identificada pela presença de um isolamento geográfico, devido à grandes distâncias ou ainda, diante de barreiras físicas.
kams31:
poderia me ajudar na minha questão
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás