Homem de 29 anos foi atendido em um setor de emergência com queixas de urina escura, cansaço generalizado, mialgia e fraqueza após completar uma maratona. O paciente informou que era sua primeira maratona. Não apresentava história médica anterior e negou ter tomado qualquer medicação ou ser usuário de drogas. O exame mostrou que ele estava moderadamente indisposto e afebril, mas apresentava sinais vitais normais. O exame físico revelou fraqueza difusa dos músculos esqueléticos e o exame de urina, a presença de grande quantidade de sangue (hemoglobina e mioglobina). A creatina-fosfocinase (CPK) sérica estava significativamente elevada e o exame dos eletrólitos mostrou aumento dos níveis de potássio. O nível sérico de lactato estava nitidamente elevado.
Qual é a base bioquímica para os altos níveis de lactato sérico observados?
Diagnóstico mais provável: Rabdomiólise (lise do músculo esquelético) depois de exercício extenuante.
Tratamento: Hidratação intravenosa intensa para ajudar a remover o excesso de mioglobina do soro e corrigir as anomalias nos eletrólitos e tratamento da falência hepática, caso presente.
Explique a base bioquímica deste quadro clínico:
Respostas
respondido por:
11
Os níveis de nicotadina adenina dinucleotídeo reduzido (NADH) aumentaram, pois existe uma falta considerável de oxigênio para os músculos, dessa forma, as concentrações de adenosinadifosfato (ADP) e adenosina monofosfato (AMP) também aumentam.
Tal fato resulta em um fluxo de glicose aumentado pela via glicolítica no músculo, assim os níveis de piruvato também aumentam. O que causa os diversos sintomas sentidos pelo paciente.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás