Em agosto de 1549, foi fundada, na Bahia, a primeira escola de ler e escrever no Brasil. Mandava construir aldeias de catequização próximas das cidades e vilas portuguesas. Eram habitadas pelos indígenas e pelos padres jesuítas. Primeiramente, havia a necessidade de alfabetizar os indígenas na língua portuguesa, para, então, transmitir a doutrina católica. Após esta primeira fase, os jesuítas dariam oportunidade para decidir entre o ensino médio e o ensino profissionalizante. Marque a alternativa a qual destaca o autor responsável em mandar construir aldeias de catequização próximas das cidades e vilas portuguesas. Eram habitadas pelos indígenas e pelos padres jesuítas.
Respostas
respondido por:
3
Politicamente a educação jesuítica pretendia utilizar os povos nativos convertidos como defesa militar contra os ataques dos outros povos nativos - não-convertidos - e dos invasores estrangeiros (holandeses, franceses, piratas, etc).
Doutrinariamente pretendiam converter os nativos ao cristianismo, e economicamente criar uma cultura de trabalho do tipo ocidental para que os povos nativos participassem da vida econômica da colônia e, com isto, expandissem o domínio colonial sobre o país.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás