Em 1961 precisávamos apenas de 63% da Terra para atender as demandas humanas. Em 1975 já necessitávamos de 97% da Terra. Em 1980 exigíamos 100,6%, portanto, precisamos mais de uma Terra. Em 2005 já atingíamos a cifra de 145% da Terra. Quer dizer, precisávamos de quase uma Terra e meia para estar à altura do consumo geral da humanidade. Em 2001 nos aproximamos a 170%, portanto, próximos a dois planetas Terra. A seguir este ritmo, no ano de 2030 precisaremos de pelo menos três planetas Terra iguais a este que temos. Se hipoteticamente quiséssemos universalizar o nível de consumo que os países ricos como os Estados Unidos, a União Europeia e o Japão desfrutam, dizem-nos biólogos e cosmólogos, seriam necessários cinco planetas Terra, o que é absolutamente irracional.
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é, o que não é. Petrópolis - RJ: Editora Vozes Ltda, 2017.
Assim, com base nesta informação analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I. Tendo em vista os dados apresentados, na visão de Leonardo Boff, as políticas de desenvolvimento social não devem ambicionar uma equalização do padrão de consumo dos países mais pobres ao das grandes potências econômicas tal como estas apresentam hoje.
PORQUE
II. Desde os anos 1980, adentramos em uma crescente extrapolação de uso dos recursos naturais de nosso planeta, assim, é preciso pensar em modelos de desenvolvimento mais sustentáveis para atender as necessidades humanas a fim de não degradarmos mais o meio ambiente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
A resposta correta é a alternativa 2, que aponta que as afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I, pois na II assertiva esta dando mais fatos sobre a explosão de consumo que veio com a globalização das mídias e a internacionalização dos produtos.
Alem disso esse consumo exagerado tem um impacto muito visível no meio ambiente, que só esta diminuído para que a matéria prima possa continua chegando para a fabricação desse bens de consumo.
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Alternativa I: Correta: Se hipoteticamente quiséssemos universalizar o nível de consumo que os países ricos como os Estados Unidos, a União Europeia e o Japão desfrutam, dizem-nos biólogos e cosmólogos, seriam necessários cinco planetas Terra, o que é absolutamente irracional.
Alternativa II: Correta: Em 1980 exigíamos 100,6%, portanto, precisamos mais de uma Terra.